Saber como limpar caixa de gordura pode ajudar - e muito - a otimizar a sua rotina de limpeza. A função desse sistema é separar a gordura e outras substâncias que não devem seguir para o esgoto, e evitar o entupimento da tubulação.
Ou seja, a manutenção regular e correta pode poupar dores de cabeça com mau cheiro e custos com encanadores.
Neste conteúdo, você vai encontrar um guia fácil para fazer aquela faxina na caixa de gordura da sua casa!
Se puder, deixe para limpar a caixa no mesmo dia da limpeza da casa. Isso ajuda a evitar contaminações, sujeira e odores indesejados no ambiente.
Em geral, o passo a passo de como limpar caixa de gordura é bem simples, mas precisa de alguns materiais específicos, como:
luvas de borracha compridas;
máscara de proteção;
balde;
espátula ou raspador;
saco de lixo resistente ou potes seláveis;
esponja;
mangueira com água corrente;
detergente biodegradável;
desinfetante para mau odor.
Agora que você já tem o que precisa, vamos ao passo a passo.
Antes de qualquer coisa, vista roupas velhas e luvas de borracha, pois o trabalho pode ser um pouco sujo.
Geralmente, a caixa de gordura fica localizada na área externa da casa, no jardim ou perto da cozinha. Quando encontrar a caixa, a primeira coisa a fazer é remover a tampa com cuidado. Isso porque ela pode ser pesada ou estar presa devido ao acúmulo de resíduos.
Agora é hora de escolher um produto para limpar caixa de gordura. No mercado você encontra diversas opções de materiais que agem quebrando a gordura sem danificar o sistema de esgoto. Para uma limpeza eficiente, siga estas dicas:
escolha bons produtos de limpeza;
aplique apenas a quantidade recomendada;
deixe o produto agir pelo tempo estipulado pelo fabricante.
Passado o tempo de ação do produto, vai se formar uma gordura sólida. Use uma espátula para raspá-la das bordas e do fundo da caixa.
Conforme for raspando, transfira a sujeira para um balde até que a caixa de gordura fique limpa. Prefira sacos de lixo resistentes ou potes que possam ser selados e descartados, respeitando as normas de eliminação de resíduos da sua cidade.
Após remover os resíduos sólidos, o próximo passo é lavar a caixa de gordura. Use uma mangueira de água com pressão para ajudar a remover a gordura acumulada nas paredes.
Se necessário, use uma escova ou esponja para esfregar essas áreas com cuidado. Depois da limpeza, enxágue bem para eliminar resíduos de sabão e sujeira.
Uma dica para eliminar maus odores após a limpeza é usar o desinfetante Pinho Sol.
A linha conta uma opção biodegradável que, além de atuar como desinfetante multiuso para o dia a dia, também pode ser usada para tarefas mais pesadas, como limpar caixa de gordura.
Com cuidado, coloque a tampa de volta na posição. Ela deve se encaixar facilmente, mas se estiver muito difícil fechar, confira se não há nada obstruindo.
Dê uma última olhada para garantir que não tenham espaços nem frestas pela qual os odores possam escapar.
A frequência certa pode variar dependendo de quanto você usa a cozinha e a quantidade de gordura que escoa pelo ralo.
Mas, mesmo que não precise ser feita com muita frequência, é uma tarefa que que não pode ser deixada de lado no cronograma de limpeza da cozinha. De qualquer forma, aqui vão algumas recomendações gerais para começar:
residências comuns: a cada 6 meses;
apartamentos: a cada 3 meses;
estabelecimentos comerciais pequenos: limpeza mensal;
estabelecimentos comerciais grandes: limpeza semanal.
E se montar um cronograma parece uma tarefa trabalhosa, aqui vai uma ótima notícia! Olha só: é um cronograma completinho para ajudar você na organização. É possível clicar para fazer o download e, se você preferir, dá para imprimir e colocar na porta da geladeira ou onde você tiver acesso fácil para te ajudar na organização todos os dias!
Baixe aqui o cronograma para imprimir
Para quem tem familiaridade e prefere uma versão digital, confira também essa outra versão do cronograma de limpeza — em formato de planilha:
Baixe aqui a planilha do cronograma de limpeza
No cronograma semanal acima, você encontra todas as tarefas separadas por dia, além de uma lista de itens do que fazer diariamente para melhorar a sua organização.
Em alguns casos, ações simples, como limpar caixa de gordura, resolvem o problema. No entanto, em situações mais sérias, pode ser necessário recorrer a produtos específicos ou chamar uma equipe especializada.
Não é aconselhável jogar desinfetante diretamente na caixa de gordura. Isso pode corroer os canos, eliminar bactérias úteis para a decomposição da gordura, formar uma massa que entope a tubulação e poluir o meio ambiente quando descartado no esgoto.
Empresas de saneamento e desentupimento oferecem assistência para limpar caixa de gordura. Elas têm ferramentas e produtos específicos para remover resíduos gordurosos e sólidos que causam entupimentos. Se não se sentir seguro para fazer sozinho ou se o problema for sério, contratar um serviço profissional é uma boa opção.