Lavar roupa de bebê é também um cuidado todo especial com os pequenos. Mas também é um tema que deixa muitas dúvidas, uma vez que as peças são diferentes e muito especiais.
Sem esquecer que a pele dos bebês é mais sensível, motivo pelo qual a limpeza está relacionada a tomar certas precauções para que os pequenos não tenham alergias e irritações.
Ou seja, pais e mães precisam saber escolher, usar e tirar o melhor proveito dos produtos. Daí este conteúdo especial para você: veja como lavar e preservar as roupinhas tão lindas dos bebês.
Afinal, como lavar roupa de bebê?
Essa é apenas a pergunta maior sobre este tema, que tem várias outras abaixo que precisam ser respondidas. Veja a seguir 6 das principais.
Lavar as roupas do bebê antes de usar é fundamental para garantir que as peças fiquem livres de germes, poeira e resíduos que podem se acumular no processo de produção.
Por isso, a primeira lavagem deve ser feita com sabão líquido neutro. De preferência, use um sabão para lavar roupa de bebê com fórmula especial, mais suave e hipoalergênica.
sso vai depender das suas preferências. Claro que algumas peças podem ter mais detalhes e serem mais sensíveis à lavagem automática. Nesses casos, o ideal é lavar roupa de bebê na mão.
Você também pode lavar roupa de bebê na máquina, especialmente aquelas que são mais usadas no dia a dia — e acabam sujando frequentemente. Mas antes, não esqueça de limpar a máquina com água sanitária, para eliminar qualquer resíduo que possa contaminar as roupinhas do bebê.
Ah, na lavagem, é sempre bom usar o ciclo de “lavagem delicada”, combinado?
Sim. Essa é uma regra básica para quem quer aprender como lavar roupa de bebê na máquina ou à mão.
As roupas dos adultos podem ter suor, resquícios de produtos de higiene e até mesmo germes e bactérias. Ao separar as peças do bebê na lavagem, você evita essas contaminações e transferência de cor entre as roupas.
A temperatura ideal pode variar. Em geral, é recomendado fazer a lavagem com água morna ou fria.
Vale lembrar que a lavagem com água quente pode levar ao desbotamento das peças, além de estragar detalhes como bordados ou adesivos.
O ideal é que você separe as roupas em grupos, como:
Assim, você terá mais controle sobre o processo de lavagem e garante o cuidado e o carinho que a roupa do seu bebê merece!
Se você é papai ou mamãe e ainda tem dúvidas sobre qual sabão usar para lavar roupa de bebê, é importante escolher um produto com certas características:
Quer acertar na escolha?
Então experimente o sabão OLA Bebê, que é formulado para limpar sem agredir os tecidos, mantendo a textura e a cor das peças.
E o mais importante, não deixa resquícios e é testado dermatologicamente.
Em geral, não é necessário passar roupa de bebê, já que muitas peças são feitas de tecidos mais suaves e elásticos. Mas isso depende das suas necessidades ou preferências.
Garanta que as peças estejam limpas e totalmente secas, para evitar mofo e odores desagradáveis. Se preferir, organize as roupas por tipo e tamanho para facilitar a localização de cada uma.
Se possível, prefira secar a roupa do bebê no sol. Assim, de forma natural, fica mais fácil tirar odores e eliminar germes e bactérias dos tecidos. Mas nada impede que você também use uma máquina de secar.