Cuidar das roupinhas de um bebê é uma das tarefas mais delicadas e importantes para pais. E isso inclui saber como lavar roupa de recém-nascido da maneira correta para que o(a) pequeno(a) não tenha nenhuma alergia ou outros problemas de pele.
Tiire agora suas principais dúvidas sobre lavar roupa de bebê na máquina ou à mão, incluindo as melhores práticas para cuidar das peças do recém-nascido com todo o carinho e atenção necessários.
Ter um filho(a) é uma experiência incrível cheia de etapas. E uma delas é quando você começa a lavar as roupinhas lindas dos pequenos, quando surge a dúvida muito comum de como lavar roupa de recém-nascido ou sobre qual o melhor sabão para lavar roupa de bebê.
Isso porque pais e mães têm de imadiato a preocupação de como garantir que as peças estejam limpas e livres de germes e bactérias que podem causar irritações na pele delicada do bebê. Por isso, veja sete das dúvidas mais comuns relacionadas a esse tema tão importante.
Para essa tarefa tão necessária (e cheia de carinho) de lavar as roupas de um bebê recém-nascido, é recomendado usar produtos suaves e hipoalergênicos, especialmente formulados para a pele sensível dos pequenos.
Entre as opções seguras de sabão para lavar roupa de bebê, estão o de coco ou o neutro, assim como amaciantes específicos para a pele dos pequenos, que são mais suaves e testados dermatologicamente.
A frequência de lavagem das roupas de um recém-nascido varia de acordo com o uso e a quantidade de peças disponíveis.
Se você for lavar as peças na máquina de lavar, verifique se ela tem uma opção de lavagem específica para roupas delicadas. Se tiver, opte por ela.
Uma das dúvidas mais frequentes sobre como lavar roupa de recém-nascido é sobre o uso da máquina de lavar. A lavagem de roupas de bebê na máquina é uma opção conveniente e eficaz, desde que alguns cuidados sejam tomados.
Primeiro, higienize a máquina de lavar com um ciclo curto antes de colocar as roupas do bebê, para retirar os resíduos da lavagem anterior.
Tenha certeza também de que as roupas estão completamente secas antes de guardar, para evitar a proliferação de bolores e bactérias.
A pele dos recém-nascidos é extremamente delicada e sensível porque ainda está se adaptando ao ambiente fora da barriga da mãe. Por isso, é mais suscetível a irritações e a reações alérgicas.
E isso acontece porque os bebês têm a derme mais fina e frágil, o que a deixa mais exposta a micro-organismos externos. Daí a necessidade de cuidados especiais na hora da lavagem. E a melhor forma de organizar tudo é mantendo um cronograma de limpeza.
O ideal é que as roupas de bebê devem ser secas ao sol sempre que possível. A exposição à luz solar ajuda a eliminar germes e bactérias, além de contribuir para tirar mancha amarela de roupa guardada e odores.
No entanto, se não for possível secar as roupas ao sol, prefira pendurar as peças em um local bastante arejado e evite ao máximo o uso de secadoras, que podem danificar as fibras das peças.
É recomendado lavar as roupas do bebê separadamente das demais peças da família, especialmente durante os primeiros meses de vida, quando a imunidade ainda está se desenvolvendo.
Isso reduz o risco de contaminação cruzada, ou seja, que as bactérias das roupas dos adultos passem para as do bebê, além de evitar alergias e irritações.
Quando se trata de como lavar roupa de um recém-nascido, é essencial adotar métodos que garantam a higienização completa das peças, sem comprometer a delicadeza dos tecidos ou a segurança da pele do bebê.
Tanto na máquina quanto na lavagem manual, alguns passos simples podem fazer toda a diferença.
Na máquina:
Na mão:
E para garantir o toque de pureza para o bem-estar do seu bebê, nada melhor do que usar o sabão líquido OLA Bebê, feito com uma fórmula que limpa sem agredir os tecidos.
O OLA Bebê mantém a textura e a cor das peças, com ingredientes suaves e testados dermatologicamente. É mais segurança e conforto para toda a sua família.
Não é recomendado utilizar vinagre para lavar as roupas de um bebê recém-nascido, pois o cheiro forte e os resíduos ácidos podem irritar a sua pele sensível.
Para remover manchas de leite das roupas do bebê, é recomendado pré-tratar a mancha com um removedor de manchas suave antes de lavar a peça normalmente com sabão neutro, na máquina de lavar ou à mão.
Após a lavagem, as roupas de bebê recém-nascido devem ser completamente secas ao sol e, em seguida, guardadas em um local limpo e arejado, preferencialmente em gavetas ou armários forrados para evitar a transferência de odores ou poeira.