Lavar terno em casa pode parecer uma tarefa desafiadora. Mas tem como lavar terno de forma prática e sem danificar a peça.
Escolhendo os produtos e a técnica correta, você não vai precisar mandar o seu terno para a lavanderia e ainda vai economizar no final do mês.
Neste artigo, você aprende como deixar sua peça limpa e intacta, com as técnicas adequadas.
Boa leitura!
Antes de saber como lavar terno de forma segura, comece lendo as etiquetas. As instruções específicas do fabricante indicam o método certo para lavar roupa.
Esse simples passo pode salvar sua peça de danos irreversíveis. Assim, você poderá escolher o método certo de lavagem e manter os cuidados com as roupas.
Entre eles, podemos citar:
Lavar terno na máquina de lavar é possível, mas precisa de cautela. Essa técnica é indicada para peças feitas com tecidos mais resistentes e menos propensos a encolher ou desbotar.
Para não estragar a peça, siga o passo a passo:
Tem como lavar paletó à mão. Essa forma de lavagem é menos agressiva e não tem perigo de estragar a peça.
Para a lavagem manual, basta seguir os seguintes passos:
A lavagem a seco é ideal para peças que não podem ser molhadas e aquelas que requerem um maior cuidado com as roupas.
Esse tipo de lavagem é feita da seguinte forma:
Para manter a peça bem-cuidada por mais tempo, evite:
Deve ser lavado o mínimo possível para evitar desgaste. Se não estiver visivelmente sujo ou com odores, a limpeza a seco uma ou duas vezes por ano pode ser suficiente, complementada pela limpeza localizada de manchas.
Evite secadoras. O ideal é deixar o terno secar naturalmente em um cabide, em um local bem ventilado. Cuidado para não deixar em exposição direta ao sol, para evitar o desbotamento do tecido.
Coloque um pano de algodão entre o ferro e o terno em temperatura baixa e, de preferência, com vapor. Se possível, o uso de uma prensa a vapor é ainda mais indicado para evitar o contato direto e manter a integridade do tecido.