Queijo é uma verdadeira paixão mundial e existem em uma variedade impressionante de texturas e sabores. Cada região do globo tem suas próprias especialidades, e cada um dos tipos de queijo pode oferecer uma experiência gustativa única.
Veja neste conteúdo quais são os principais tipos e como harmonizá-los com bebidas e acompanhamentos.
Antes de falar sobre os tipos de queijo, conheça as categorias: dos frescos aos curados
Clássicos da gastronomia, os tipos de queijo estão presentes em diversas ocasiões, seja no dia a dia, em encontros com amigos, reuniões familiares ou festas. São uma escolha versátil e saborosa: como entrada, acompanhamento do prato principal ou até mesmo na sobremesa.
Mas, em meio a correria de limpar a casa e cuidar dos detalhes para receber as visitas, quase não sobra tempo para decidir qual é a melhor escolha para a ocasião e gosto dos convidados.
Para tornar essa decisão mais fácil, o primeiro passo é conhecer melhor os tipos de queijo e suas classificações, de acordo com suas características principais:
frescos: como o minas e a ricota, esses queijos são macios, têm maior teor de água e são ideais para pratos leves;
macios: brie e camembert se destacam nesse grupo. Com uma casca branca e aveludada, são cremosos por dentro e tem sabor suave;
duros: parmesão e grana padano, perfeitos para ralar sobre massas ou gratinados, têm textura firme e sabor forte;
azuis: roquefort e gorgonzola, com veios azulados, têm sabor intenso e picante, sendo ideais para combinações ousadas;
semiduros: gouda, edam e emmental têm textura firme, porém macia, com sabor que varia entre suave e intenso;
derretidos: como cheddar e mussarela, conhecidos por sua capacidade de derreter facilmente, são perfeitos para gratinar, rechear e dar cremosidade aos pratos;
curados: canastra, gruyère e provolone são conhecidos pelo sabor mais intenso, que pode variar de suave, defumado e picante, dependendo do tipo e do tempo e processo de maturação.
Agora, veja 7 tipos de queijo e como harmonizá-los
Com o básico em mãos, descubra a harmonização perfeita para os tipos de queijo escolhidos.
Queijo brie: ideal para entradas sofisticadas e harmonização com frutas secas ou mel
De origem francesa, o brie é um queijo de casca branca, com textura cremosa e sabor suave que se intensifica com a maturação. Perfeito para tábuas de frios, ele combina muito bem com acompanhamentos adocicados, como:
mel;
damasco;
figo;
tâmara;
maçã verde;
pera.
Para bebidas, o brie vai bem com:
suco de maçã: doçura e acidez suaves que complementam a cremosidade do brie, criando um equilíbrio agradável;
água com gás e limão: contrastam com a cremosidade do brie, limpando o paladar entre as mordidas;
kombucha: com sabores delicados, como gengibre ou frutas vermelhas, adicionando complexidade ao sabor sem competir com o queijo.
Um ótimo truque é aquecer o brie. Ao colocá-lo por alguns minutos no forno, o interior fica ainda mais cremoso, quase derretido, e forma uma casquinha crocante por fora. Acompanhar com torradas ou fatias finas de baguete é uma ótima pedida.