Mulher passando o rodo no chão

Fale a verdade: poucas sensações são tão prazerosas como a de casa limpinha, não é? E a limpeza de superfícies tem muito a ver com isso. Olhar os móveis, o chão, a geladeira e as bancadas brilhando, por exemplo, dá aquela sensação gostosa. 

Mas, para limpar um piso encardido ou um vidro manchado, é preciso escolher bem produtos de limpeza de casa.

Então, que tal um checklist para facilitar a vida?

Boa leitura!

 

4 dicas para a limpeza de superfícies

Não é todo mundo que gosta de limpar a casa, especialmente de ambientes grandes ou com muitos móveis.

Mas a limpeza das superfícies é inevitável. A boa notícia é que a faxina pode ser mais rápida e eficiente se você definir uma prioridade das áreas, usando bons produtos e colocando em prática algumas dicas práticas de como limpar os móveis, por exemplo.

1. Separe flanelas e panos

Antes de começar, veja se você tem os produtos de limpeza necessários em mãos. Usar o pano certo ajuda a garantir uma limpeza eficaz, além de proteger a integridade dos móveis e pisos.

E se você não sabe qual pano usar, dependendo dos tipos de pisos, veja o próximo tópico.

2. Leve em conta o tipo de superfície

Para limpar o piso, o certo é pensar na superfície que será limpa:

  • microfibra: ideal para pisos de madeira (laminados e vinílicos), de pedra natural (mármore e granito) e de concreto polido. Essas superfícies são mais suscetíveis a danos. E como a microfibra é macia, fica mais fácil tirar poeirasem estragar o acabamento;
  • algodão: pode ser usado em superfícies que não são sensíveis a arranhões, como pisos de azulejo e cerâmica, de concreto (nas áreas externas), de linóleo ou vinil, pisos de borracha e superfícies mais resistentes em geral;
  • flanela: é uma ótima opção para limpar móveis. Por ser mais suave, ela não arranha ou danifica as superfícies. Esse cuidado é muito necessário na limpeza de móveis de madeira e vidro, por exemplo.

3. Retire a poeira

Agora que você já sabe quais são os panos mais adequados, é hora de afastar os móveis e começar a limpeza.

O primeiro passo é usar uma vassoura ou aspirador para tirar a sujeira mais acumulada. Você deve ter o mesmo cuidado nos móveis, especialmente naqueles que têm muitos objetos e juntam poeira.

4. Use um desinfetante 

Depois de remover a poeira, use um pano de microfibra ou algodão (dependendo do seu tipo de piso) levemente umedecido com desinfetante. Você pode envolver o pano em uma vassoura ou rodo para limpar, desinfetar e tirar manchas do piso.

A limpeza das superfícies pode começar por uma das extremidades do cômodo, com movimentos de vai e vem. Só não esqueça de cobrir toda a área com o desinfetante!

Se você quer limpar bancada de madeira, mármore ou qualquer outro tipo de material, verifique as instruções do fabricante, já que podem ser mais sensíveis a produtos de limpeza.

Todo cuidado é pouco para evitar danos no seu móvel favorito, concorda?

Com que frequência é importante limpar o chão?

Já deu para notar como usar desinfetante da forma certa pode garantir uma casa mais limpa e cheirosa, não é mesmo?

Mas se você ainda tem dúvidas sobre como limpar o chão, especialmente sobre a frequência ideal de limpeza para a sua casa, a resposta é: depende do tipo de piso e do número de pessoas que transitam pela sua casa!

Pisos que têm mais ranhuras e texturas com relevo costumam ficar mais sujos. No geral, a frequência de limpeza pode ser feita da seguinte maneira:

  • madeira e laminados: a limpeza pode ser feita a cada semana ou duas;
  • azulejo e cerâmica: a limpeza completa pode ser feita semanalmente;
  • mármore e granito: a limpeza pode ser feita a cada duas semanas.

Seja qual for o seu objetivo na limpeza das superfícies, experimente toda a versatilidade do desinfetante Pinho Sol.

Ele pode ser aplicado em pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e outras áreas que precisem de uma limpeza eficiente. Pinho Sol tem uma linha completa e, com certeza, uma das opções vai facilitar e muito a sua faxina!

 

Dúvidas frequentes sobre limpeza das superfícies

Qual a diferença entre água sanitária e desinfetante para limpar o piso?

Apesar dos dois produtos atuarem na limpeza dos germes e bactérias, a diferença é que a água sanitária tem mais cloro na composição. Ou seja, ela é mais abrasiva. Por ser um produto químico mais forte, é necessário ter cuidado ao realizar seu manuseio também, pois algumas pessoas podem se intoxicar.

Como escolher o produto para limpar piso manchado?

É importante considerar o tipo de piso, a causa da mancha e o tipo de mancha. Tente evitar produtos abrasivos ou químicos fortes, principalmente se você não sabe como o piso vai reagir. E o mais importante, teste a solução em uma área pequena da superfície. 

De que forma o piso encardido pode ser limpo?

Um desinfetante multiuso, como Pinho Sol, pode limpar um piso encardido. Primeiro, passe uma vassoura na área e, em seguida, dilua o desinfetante com água (conforme instruções do rótulo) e aplique na sujeira. Deixe o produto agir, esfregue e enxágue a região com água.

Compartilhe