A faxina é uma das principais tarefas do cotidiano de uma casa. Além de deixar tudo limpo, ela traz um perfume único e deixa os cômodos com um aspecto agradável. Por vezes, uma boa limpeza é o que estava faltando para deixar aquela parte sem graça de sua casa com mais vida. A limpeza de piso pode causar essa sensação.
Por ser um revestimento de chão, o piso está sempre propenso a acumular muitas sujeiras. Calçados sujos da rua, alimentos que são derrubados e tintas são alguns poucos exemplos de muitos que podem acontecer no dia a dia. Manter uma limpeza regular garante, além da higiene, esse aspecto de material novo.
Além disso, é importante lembrar que existem inúmeros tipos de piso. Laminado, cerâmica ou carpete precisam de limpezas específicas para suas características. Nesse artigo, vamos mostrar para você tudo sobre como limpar piso. Separamos dicas para sete tipos de pisos, para deixar sua vida ainda mais fácil. Vamos lá?
Para entender a importância em fazer a limpeza de piso, é preciso entender o que ocorre caso ela não aconteça. Imagine a seguinte situação: uma pessoa entra na casa com os sapatos sujos de barro e poeira da rua. Ela não os retira. Toda aquela sujeira vai começando a passar do calçado para o revestimento.
Caso não aconteça uma limpeza logo depois dessa situação, ela pode ficar ainda pior. Aquela sujeira pode incrustar no piso, tornando sua remoção ainda mais difícil ao passar do tempo. Além disso, esse acúmulo pode deixá-lo para sempre.
Somente neste pequeno exemplo, você já consegue visualizar a importância de limpar o chão. Como qualquer objeto dentro de nossa casa, o revestimento precisa de cuidado e limpeza constante para manter suas características intactas. Somente assim, você consegue mantê-lo sem manchas e gastos desnecessários.
Por isso, é tão importante aprender como limpar o piso corretamente. Outro ponto muito importante é na manutenção da saúde de todos os moradores da casa. Uma pessoa que sofre de alergias por poeira, pode se beneficiar com a constante limpeza do revestimento. Ela diminui a sua incidência e reduz as crises alérgicas.
Além disso, você sabe que um chão sujo dá a impressão de que tudo está imundo, não é mesmo? A limpeza de piso traz aquele conforto e sensação de casa limpa e arrumada, livre de sujeiras e impurezas. Uma casa limpa deixa você mais calmo e preparado para enfrentar o dia a dia.
Com a importância da limpeza de piso na ponta da língua, é hora de entender um pouco melhor sobre como fazê-la. Primeiro, lembre-se que existem diferentes tipos de pisos. Cada um deles possui suas próprias características. Por isso, tenha atenção na hora de limpar. Vamos mostrar sete tipos e como fazer sua limpeza.
Um revestimento encardido é fácil de ser notado. Ele pode trazer manchas, sujeiras e acúmulo de pó. Tudo isso, confere um aspecto de que o chão inteiro está sujo.
Inclusive, alguns deles podem estar com uma aparência amarelada. Por isso, vamos ensinar algumas dicas de como limpar piso encardido.
Uma boa mistura para limpar o piso encardido é vinagre com bicarbonato de sódio. A solução é infalível na hora de retirar aquelas manchas mais incrustadas no piso. Para deixar essa combinação ainda mais poderosa, adicione detergente neutro. Em um balde, adicione:
Com a solução feita, basta aplicá-la em toda a superfície do piso encardido. Caso seu revestimento tenha aquelas manchas mais difíceis de serem retiradas, deixe o produto agir por 15 minutos.
Depois, esfregue com uma vassoura ou escova de cerdas duras e seque. Esse é um bom produto limpa piso.
Um piso de madeira tem características que se diferem dos demais. Ele absorve mais água, o que pode causar algumas bolhas na sua superfície. Por isso, é preciso ter muita atenção em como limpar piso de madeira. É preciso ter muito cuidado para não danificá-lo.
O ponto aqui é garantir que a limpeza de piso de madeira mantenha suas características originais. Dentre eles, existem alguns outros tipos. Os pisos de taco se popularizaram nos últimos anos, por trazerem a beleza de tempos mais antigos.
Já o de madeira maciça traz o aspecto clássico que somente ele conquista
Para lavar chão de madeira, sempre comece passando uma vassoura. Ela vai retirar a camada de poeira que se acumula. Isso é uma boa opção para limpeza diária. Porém, é indicado passar um pano úmido uma vez por semana.
Você pode usar um produto desinfetante misturado com água, e aplicá-lo no pano.
O porcelanato é um dos tipos mais comuns de piso. Ele se popularizou pela sua durabilidade e possibilidades diferentes de design.
Também, é um dos revestimentos mais fáceis de limpar. Você pode aprender como limpar piso porcelanato muito rápido.
Na hora da lavagem, basta ter detergente neutro e água. Misture um pouco do produto em um balde, e use um pano para umedecer nessa solução.
Caso queira fazer uma limpeza pesada piso porcelanato, adicione um pouco de vinagre branco nessa mesma solução.
É normal as pessoas confundirem piso de madeira com laminado. Mas, saiba que se trata de tipos diferentes.
Apesar de trazerem um aspecto próximo a esse material, eles não são feitos com o produto natural. Por isso, é bom saber como limpar piso laminado especificamente.
A limpeza de piso que imita madeira é muito mais fácil de ser limpo do que ela mesma. São resistentes, mas também não se dão muito bem com a água diretamente.
Por isso, cuidado na hora da limpeza para não danificar o material. Opte por um pano úmido, que retire as manchas e a poeira acumulada.
Para deixar a limpeza completa, misture água e detergente neutro em um balde. Umedeça o pano nessa solução, e passe por toda a sua superfície.
A limpeza de piso laminado precisa ser feita a cada semana, pois garante sua beleza e brilho por mais tempo.
O piso vinílico é uma das sensações na decoração de casas e apartamentos. Ele é feito com materiais recicláveis. Além disso, tem baixo impacto ambiental. Sua característica principal é o baixo custo de instalação e compra. Outro ponto é a facilidade na hora de sua limpeza e conservação.
Para entender como limpar piso vinílico, basta usar a fórmula mágica de toda limpeza de revestimento: água, detergente neutro e pano. Evite utilizar produtos à base de solvente nessa limpeza. Seu material é mais frágil em contato com eles. Basta colocar detergente no chão, espalhar com um pano úmido e secar.
Aprender como limpar piso antiderrapante é importante para manter essa sua principal característica.
Você sabia que um piso dessa estrutura, quando muito sujo, pode causar acidentes? Sua função é evitar que pessoas escorreguem ao passar por essa superfície. São comuns em ambientes externos, e em contato com a água.
A característica do piso antiderrapante é contar com alguns vincos, que acumulam sujeira e causam manchas. Por isso, é importante saber como tirar mancha do piso. Junto com detergente neutro, você pode usar água morna. Nesse estado, ela ajuda a amolecer as sujeiras e retirar as manchas facilmente.
Você sabe como tirar ferrugem do piso? Ela é o terror das casas. Quando surge uma mancha, é comum ficarmos espantados. Mas, existem maneiras de fazer essa remoção sem muito mistério. Existem algumas receitinhas caseiras que vão ajudar na hora de sua limpeza.
Tem como tirar mancha de ferrugem do piso com limão. A reação acontece por conta das particularidades ácidas do limão, que auxiliam na remoção. Veja no passo-a-passo como fazer!
Outra boa dica é usar o sempre infalível bicarbonato de sódio.
Caso você não tenha nenhum desses produtos em sua casa, olhe para sua dispensa e veja se tem vinagre. Ele também é um bom produto para limpar chão com manchas de ferrugem. Para isso, basta seguir os mesmos passos do bicarbonato para remover a sujeira.
Até aqui, mostramos os principais cuidados na hora de limpar diferentes tipos de piso. Porém, nada disso adianta se não contar com os produtos certos.
Eles vão ajudar na hora de limpar, perfumar e proteger seu revestimento. Uma boa alternativa é contar com o desinfetante Pinho Sol, que é um limpador de piso que faz isso tudo sem danificar o piso.
Por exemplo, ao ver um piso manchado, o que fazer? Você pode usar receitas caseiras, como as de bicarbonato e vinagre que falamos anteriormente.
Ou, usar um produto específico que retire manchas de pisos. Eles são desenvolvidos para limpar sem agredir o material do chão.
Outro ponto: você sabe o que passar no piso para dar brilho? Em pisos de madeira e laminados, a saída é contar com ceras específicas para eles. Já com outros tipos, como porcelanato, você pode misturar um pouco de óleo de coco com água e detergente líquido. Isso vai dar um brilho único para esse revestimento.
Já em como limpar piso branco amarelado, a solução é contar com as misturas caseiras. Elas vão agir para fazer o piso retornar a sua cor original. Use sabão de lavar roupa, ou bicarbonato de sódio com vinagre branco.
Ah, e quer um exemplo de um desinfetante de uso geral para limpar o seu piso, use o Pinho Sol Floral para deixar seu piso ainda mais limpo e perfumado.
O melhor produto para limpar cerâmica amarelada é a mistura de bicarbonato de sódio e água morna. Adicione duas colheres cheias do composto em um litro de água. Com uma escova, passe por toda a superfície e esfregue para retirar as manchas. Finalize com um pano úmido para retirar todos os resquícios.
Para o piso com acúmulo de gordura, use bicarbonato de sódio, vinagre, água e detergente neutro. Essa é uma solução poderosa em como limpar piso grudento. Misture tudo em um balde, e aplique na área com engordurada. Esfregue a região com um pano úmido e deixe secar naturalmente.
As misturas para limpar piso partem de água, bicarbonato, vinagre e detergente neutro. Todos eles ajudam na hora da limpeza do piso da sua casa. Além disso, são usados para coisas diferentes. A mistura dos quatro é uma boa saída de como desengordurar o piso. Mas, também são usados para outras limpezas.