cozinha limpa e arrumada

Manter a cozinha limpa é um desafio e tanto. Afinal, esse é um ambiente da casa com muito movimento, não só porque é onde a família prepara refeições continuamente, mas porque também sempre tem alguém indo à geladeira, por exemplo, para pegar algo. E todo esse agito acaba sujando o fogão, armários, bancadas, azulejos etc.

Se você está com dificuldades para manter a cozinha limpa e organizada, talvez seja a hora de criar um checklist básico de faxina. Afinal, organizar a cozinha não precisa ser um fardo, até porque você pode adotar a estratégia de fazer pequenas coisas mais constantes, evitando o problema maior da cozinha suja.

Preparado(a)? Boa leitura!

Veja como evitar 5 erros comuns que atrapalham o plano da cozinha limpa

Para muitas pessoas, a cozinha é o melhor lugar da casa. Mas, em muitas situações, ela acaba ficando para trás na lista de prioridades da semana. A partir daí, é comum que o fogão fique sempre engordurado, o pano de prato acabe encardido ou a geladeira tenha até produtos fora da validade, por exemplo.

E isso vira uma bola de neve sem fim: quanto mais sujo, mais difícil de limpar e organizar.

Por isso, veja os equívocos mais comuns que levam a essa dificuldade para manter a cozinha limpa.

1. Deixar a louça acumular na pia

Pratos sujos e restos de comida na pia são um convite para insetos e bactérias. Além disso, a louça suja na pia deixa mau cheiro.

Se você não sabe como organizar uma cozinha pequena, pode ser ainda pior, já que o cheiro ruim também se espalha pela casa.

Por isso, sempre que for limpar cozinha, comece pela pia!

2. Fazer muita sujeira na hora de preparar a comida

Quando a sujeira se acumula na pia, aumentam os riscos de contaminação cruzada – quando microorganismos de um alimento são transferidos para outro alimento. Alguns alimentos que são derramados também podem ficar grudados na pia.

Se isso acontecer, você vai ter ainda mais dificuldade para manter a pia limpa e organizada.

Uma sugestão para não bagunçar muito quando for cozinhar é planejar com antecedência e seguir uma ordem lógica na preparação de refeições:

  • comece preparando todos os ingredientes antes de ligar o fogão, usando tigelas para separar itens cortados e descartar resíduos antes de começar a cozinhar;
  • mantenha também um pano úmido à mão para limpar as coisas que derramarem;
  • e enquanto os alimentos cozinham, já comece a lavar as louças sujas, guardar itens usados (temperos, óleos etc.) e secar a louça do escorredor.

3. Deixar a geladeira suja e bagunçada

Sabe aquele queijo que está guardado há semanas? Ou aquele pedaço de bolo que já não está com aspecto tão bom? O mau armazenamento dos alimentos pode não só comprometer a sua saúde, como também deixar a cozinha suja.

Uma geladeira bagunçada também pode ocultar os alimentos. Ou seja, quando você precisar daquele ingrediente especial para cozinhar, o prazo de validade já passou!

4. Acumular lixo

Quantas vezes por dia você descarta o lixo acumulado?

Se não estiver fazendo isso diariamente, é hora de mudar essa situação. Quando os restos de alimentos ficam por muito tempo na cozinha, moscas e baratas podem ser atraídas.

Se o lixo estiver mal fechado ou transbordando, o chorume – líquido escuro da decomposição da matéria orgânica do lixo – pode escorrer e contaminar as superfícies próximas. Vamos combinar que uma cozinha limpa não pode ter isso, concorda?

5. Não trocar com regularidade o pano de prato

Umidade e bactéria são duas palavras que andam juntas. Já pensou como o pano de prato pode ser um verdadeiro paraíso para os microorganismos?

Se ainda não, é hora de ir até a cozinha e trocar aquele pano molhado que você usou para secar a louça.

Além de prejudicar a limpeza dos produtos para cozinha – como pratos, vasilhas, talheres e copos – um pano de prato sujo ainda pode espalhar mau cheiro pelo ambiente!

 

Como criar um cronograma para manter a cozinha limpa e organizada?

Agora que você sabe os erros que devem ficar longe da cozinha, é hora de analisar sua rotina para entender: afinal, quanto tempo é necessário para deixar a cozinha limpa?

rimeiro, faça uma lista com todas as tarefas básicas para organizar cozinha, por exemplo:

  • higienizar as bancadas;
  • limpar o fogão;
  • lavar a louça;
  • organizar os armários, entre outros.

Depois, você pode classificar as tarefas por frequência. Separe aquelas que precisam ser diárias e as que podem ser semanais ou mensais.

Se você não sabe como limpar armário de cozinha, tenha calma! Esse tipo de tarefa pode ser feita em intervalos maia espaçados. Mas para que a bagunça não se acumule, tente armazenar os alimentos, potes e outros utensílios sempre de forma organizada.

Agora, se você precisa de um produto que dê conta da limpeza diária ou daquela mais pesada, o desinfetante Pinho Sol é um ótimo aliado.

Pinho Sol elimina 99,9% das bactérias, germes, fungos e manchas que insistem em aparecer na sua cozinha. Além de limpar toda a sujeira de pisos e azulejos, ele também acaba com os cheiros mais desagradáveis!

Dúvidas frequentes sobre cozinha limpa

Como limpar azulejo de cozinha?

Você pode usar um desinfetante eficiente para limpar azulejos, como Pinho Sol. Para isso, basta diluir 2 colheres de sopa (30 ml) por litro de água. Para aplicar na superfície, o ideal é colocar a solução em um borrifador.

Qual a melhor ordem para lavar vasilha?

Para tornar essa tarefa mais fácil e higiênica, raspe todos os resíduos de alimentos que estão na vasilha (você pode enxaguar o recipiente com um pouco de água quente para tirar os restos maiores de comida). Por fim, é só usar esponja e detergente para limpar toda a superfície da vasilha.

Com que frequência é importante limpar o fogão?

Isso depende da frequência de uso do fogão. No geral, é recomendado limpar após cada uso, para evitar o acúmulo de sujeira, gordura e resíduos de alimentos. Se a sua rotina é mais agitada, uma limpeza semanal (e mais detalhada) já é suficiente.

Compartilhe