Manter a beleza de revestimentos cerâmicos e porcelanatos pode ser desafiador quando o espaço entre as peças começa a sujar. Quando isso acontece, não tem jeito, é hora de pesquisar maneiras de como limpar rejunte encardido.
A falta de uma limpeza mais profunda e completa pode deixar os rejuntes do banheiro, da cozinha e de outros cômodos da casa com acúmulo de sujeira, e, com o passar do tempo, encardidos. E isso pode comprometer a estética do local.
Mas tem como clarear rejunte do piso e desencardir rejunte de banheiro para recuperar a limpeza e deixar o ambiente mais agradável.
Boa leitura!
Saber como limpar rejunte encardido não precisa ser complexo.
E o primeiro passo para isso é ter uma rotina de limpeza consistente e não deixar a sujeira acumular.
A cada 3 ou 7 dias, quando for limpar a casa, limpe mais profundamente os espaços dos azulejos. Se não for possível, coloque essa tarefa no cronograma mensal.
E, além disso, veja outras dicas.
Antes de saber como limpar azulejos encardidos, é importante mapear os espaços da casa que estão com o rejunte sujo. Isso porque, dependendo do ambiente, fica mais fácil descobrir as possíveis causas do rejunte encardido.
Evite misturar produtos químicos ou apostar em receitinhas caseiras.
Essas soluções sem comprovação científica podem causar danos irreversíveis aos pisos e azulejos. Afinal, elas não são formuladas levando em conta as características únicas de cada material.
Na prática, você perde o controle sobre a precisão da aplicação, o que não acontece ao usar produtos profissionais, que vêm com instruções claras sobre diluição.
Além disso, essas misturas podem ser prejudiciais à sua saúde, gerando irritações na pele, nos olhos e até no sistema respiratório, além de intoxicações.
Locais com acúmulo de sujeira e pouca ventilação e iluminação, como azulejo de banheiro, favorecem a proliferação de fungos e bactérias. E ali, pode surgir o temido mofo. Mas tem como clarear rejunte de banheiro com produtos específicos.
Uma das melhores opções é usar produtos bactericidas, que além de deixar tudo limpinho, também eliminam de vez os micro-organismos que podem voltar a impregnar o seu rejunte.
Agora que você já tem o produto para limpar rejunte, não esqueça de fazer a aplicação da maneira adequada. Por exemplo, Pinho Sol pode ser diluído em água ou também pode ser usado diretamente nas superfícies.
Depois de aplicar, espere o produto agir pelo tempo determinado no rótulo. Ao permitir que o desinfetante permaneça em contato com o rejunte, você maximiza a eficácia na eliminação dos germes, vírus e bactérias.
Na prática, a substância consegue alcançar áreas mais difíceis do rejunte, removendo sujeiras que não são visíveis a olho nu.
A limpeza frequente do rejunte previne o seu encardimento, garantindo a sua durabilidade e a beleza dos revestimentos.
Para isso, basta seguir algumas dicas bem simples:
na limpeza semanal, aplique o desinfetante e esfregue com escova macia ou esponja;
evite produtos com alvejantes ou amônia, já que eles podem descolorir o rejunte;
para evitar manchas, tenha cuidado para não derramar líquidos pigmentados diretamente sobre o rejunte;
sempre que possível, mantenha uma boa ventilação dos ambientes para prevenir o crescimento de mofo.
Experimente incluir o desinfetante Pinho Sol Limpeza Pesada, na sua rotina de limpeza e faxina, além de deixar um cheirinho delicioso de eucalipto ele protege todo o ambiente.
Por ser uma superfície porosa, o rejunte pode acumular sujeira, poeira e outros resíduos ao longo do tempo. Além disso, é comum que o encardido seja causado pela ação do mofo e das bactérias, especialmente em áreas úmidas.
Você pode até pintar o rejunte, mas o ideal é que antes você retire o excesso de sujeira, mofo ou qualquer outro resíduo. Nunca passe tinta por cima de um rejunte sujo.
Sim, especialmente nos ambientes onde o rejunte costuma ficar encardido, como cozinhas e banheiros. A vaporização oferece uma limpeza mais eficiente, eliminando com mais rapidez a sujeira, manchas e bactérias presentes no rejunte.