Você já notou a diferença que faz um bom piso na decoração de uma casa? Os pisos amadeirados são um ótimo exemplo: eles destacam no ambiente. Se você tem um desse em casa, que tal aprender como limpar piso de madeira?
Apesar de proporcionar um lar mais confortável e elegante, eles exigem um cuidado extra na conservação.
Neste conteúdo, conheça as principais dicas para limpar piso de madeira. É hora de saber como deixar a beleza e a qualidade desta superfície em dia!
Para aprender como limpar piso de madeira, primeiro você deve conhecer as necessidades específicas que esse tipo de assoalho exige.
Por exemplo, materiais abrasivos, como álcool e água sanitária devem passar bem longe desse tipo de piso na hora de limpar a casa. E tem mais:
no dia a dia, proteja as áreas de maior circulação com tapetes;
coloque feltros em pés de cadeiras e mesas para não arranhar o chão;
tenha cuidado com a umidade, para evitar fungos e mofo no chão de assoalho;
aplique cera apenas quando o piso estiver muito opaco.
Por ser um material que exige vários cuidados, é normal ficar em dúvida sobre como limpar chão de madeira. Então, a primeira coisa que você deve saber é que a limpeza não segue sempre o mesmo processo.
O piso de madeira maciça é um dos mais tradicionais. Normalmente a madeira maciça é mais recomendada para quem deseja decorar com mais sofisticação e garantir a sensação de ambiente aquecido.
Para saber como limpar piso de madeira maciça, é indicado:
limpar com vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó;
passar um pano levemente úmido.
Ou seja, se você quer saber o que usar no assoalho de madeira novo, vale lembrar do “menos é mais”: passe apenas um pano umedecido e bem torcido de forma leve com água morna e detergente neutro ou desinfetante sem fórmula abrasiva.
O piso de parquet, muitas vezes, é confundido com o piso de taco por conta do tamanho das peças.
Se você ama esse modelo, mas tem dúvida sobre como limpar parquet antigo, a dica é higienizar o piso com desinfetante. Mas atenção: é essencial usar um desinfetante específico para pisos de madeira.
O piso de taco de madeira é o queridinho de casas e apartamentos mais antigos e voltou com tudo nos últimos anos. Além de ser uma tendência, esse tipo de piso é fácil de ser mantido.
Para manter sua aparência renovada, ele pode ser lixado e envernizado várias vezes. Agora, se você quer saber como limpar piso de taco, aqui vai o passo a passo:
em um balde, misture uma tampa de detergente neutro em 5 litros de água;
mergulhe um pano na solução e retire o excesso do produto;
em seguida, é só passar no chão, cobrindo toda a área de maneira uniforme;
para finalizar, retire o excesso de umidade com o auxílio de um pano seco.
Viu como é simples?
Alguns dos produtos para limpar tacos de madeira que você vai precisar são: vassoura de cerdas macias, escova de limpeza macia, pano de limpeza macio e desinfetante com fórmula leve para limpar piso encardido.
Tudo muito prático e acessível!
Para conservar o assoalho, é útil saber como limpar piso de madeira manchado. Para tirar as manchas sem estragar o revestimento, é indicado seguir algumas dicas, entre elas:
use removedor para tirar tinta de esmalte do chão;
conte com um pano úmido em água morna e álcool nas manchas (se for vinho ou café);
passe água com detergente neutro (se for mancha de tinta de caneta).
Para saber como limpar piso de madeira, é indicado usar produtos específicos que poupam o seu esforço e o seu tempo na hora da faxina.
Conheça o Ajax Festa das Flores, o limpador com fragrâncias especiais de flores e perfume de longa duração.
É o produto que faltava na sua casa para higienizar o piso, conservar a qualidade do material e deixar seu lar com cheirinho de casa limpa!
O ideal é manter a limpeza básica com vassoura e pano levemente úmido e, caso o piso de madeira esteja bastante opaco, você pode aplicar cera para dar brilho. Evite passar verniz!
O uso de misturas caseiras para limpar piso de madeira pode resultar em arranhões, desgaste prematuro e perda do brilho natural. Além disso, as misturas muito úmidas podem penetrar nas fendas e causar inchaço, deformação e desprendimento de tábuas.
Evite usar produtos abrasivos, como álcool e água sanitária. Além disso, não é recomendado passar esponjas de aço, já que elas podem arranhar o piso. Para evitar danos provocados pela umidade, use panos levemente umedecidos e bem torcidos.