grelha de churrasqueira com espetinhos de carne e legumes

Reunir a família e os amigos para fazer um churrasquinho é uma delícia, concorda? Mas só de pensar em como limpar grelha de churrasqueira já bate aquela preguiça, né?

Se você tem essa sensação, provavelmente já teve dificuldade em fazer a limpeza. Isso é normal, até por causa do volume de gordura que se acumula na churrasqueira.

É comum, mas não precisa mais fazer parte do seu churrasco. Por isso, está na hora de conhecer algumas formas práticas de como lavar a grelha da churrasqueira.

Depois dessas dicas, sua limpeza ficará ainda mais rápida e eficaz!

 

5 técnicas de como limpar grelha de churrasqueira

Um dos segredos de como limpar grade de churrasqueira é não deixar que ela esfrie totalmente. Aproveite para fazer a limpeza enquanto ela ainda está morna, já que a gordura tende a sair com mais facilidade.

Mas existem outros truques interessantes e bem curiosos:

1. Pão velho para limpar

Isso mesmo! O pãozinho esquecido no armário pode ajudar a tirar o excesso de gordura da grelha. Experimente passar aquele pedacinho mais duro por toda a grelha e, depois, finalize lavando bem a grelha com água, detergente neutro e uma escova.

Se a sua grelha for de alumínio, dá até para usar uma boa esponja de aço.

2. Bicarbonato pode ser uma alternativa

Na falta de um produto específico para limpar grelha da churrasqueira, o bicarbonato de sódio pode ser uma saída. Afinal, é comprovado que ele consegue neutralizar odores, manchas e quebrar moléculas de gordura. 

  • primeiro, use uma escovinha para remover os restos de comida ou cinzas;
  • em um recipiente, misture bicarbonato com água até formar uma pasta espessa;
  • use uma esponja metálica para aplicar a pasta sobre as grades;
  • deixe agir por até 15 minutos.

Espere até que a gordura amoleça. Depois, é só lavar a grelha normalmente com água e detergente.

3. Limpe com o bom e velho detergente

Se a sua grelha não estiver tão suja, o melhor produto para limpar grelha da churrasqueira é a mistura de detergente neutro e água. Se a grelha já estiver totalmente fria, você pode fazer uma solução usando água quente. 

Deixe a mistura agir por alguns minutos. Esfregue com escova e enxágue. Aliás, você também pode usar essa mistura para lavar talheres de churrasco, espetos e formas.

4. Produtos desengordurantes

Além do detergente que tem poder desengordurante, você pode agilizar tudo com um desengordurante especializado, como o Ajax Cozinha


Ajax tem uma fórmula inovadora que remove a gordura de qualquer superfície. E o melhor, você deixa tudo limpinho com poucos movimentos e sem muito esforço.
 

Para limpar grelha da churrasqueira, você só precisa apontar a embalagem squeeze, aplicar e esfregar com uma esponja ou pano úmido.

Experimente no seu próximo churrasco e conheça o poder de Ajax Cozinha!

Afinal, é possível evitar acúmulo de gordura na grelha?

Sim. Você pode e deve evitar que a gordura se acumule na sua grelha.

A falta de limpeza frequente pode facilitar a proliferação de bactérias e a deterioração da grelha. Por isso, tente colocar em prática uma regrinha bem simples: sujou, limpou!

Limpar a grelha após o uso garante que esse item esteja limpo sempre que for cozinhar.

 

Dúvidas frequentes sobre como limpar grelha de churrasqueira

Como limpar grelha enferrujada?

As manchas de ferrugem que aparecem podem ser removidas com bicarbonato de sódio, detergente neutro ou com o desengordurante Ajax Cozinha. Faça uma pasta com esses produtos misturados à água e aplique no eletrodoméstico.

Escova de aço é bom para limpar grelha?

Sim. A escova de aço para limpar grelha é uma grande aliada na remoção de gorduras antigas e ferrugem. Para facilitar a lavagem, mergulhe a escova em água quente ou morna antes de esfregar.

O que fazer para limpar grelha de churrasqueira inox?

Você pode fazer uma mistura com bicarbonato de sódio e água morna. Passe na grelha, deixe agir por uns minutos e lave normalmente. O aço inox é um material resistente, mas pode arranhar. Por isso, prefira usar uma escova de plástico macia.

Compartilhe