O quintal é um dos ambientes mais legais para quem mora em casa. Mas, se não for bem cuidado, pode virar um paraíso para a infestação de insetos, como os carrapatos. Por isso, é comum se perguntar: afinal, como acabar com carrapatos no quintal?
Além de saber como matar carrapato, é preciso tomar providências para evitar problemas com infestação e manter o local limpo e seguro para sua família.
Veja neste conteúdo os cuidados necessários e os produtos adequados para acabar com esse problema na sua casa.
Afinal, como acabar com carrapatos no quintal?
Se você tem um pet, deve saber que até um passeio rápido pode causar problemas com carrapatos e pulgas. E o quintal, por ser um ambiente aberto, é mais suscetível à infestação desses parasitas.
Carrapatos gostam de locais com frestas, madeiras, entulhos, vegetação alta e lugares onde podem se abrigar da luz solar.
Apesar de o trabalho de acabar com carrapatos demandar bastante tempo, é necessário manter alguns hábitos para limpar a casa e preservar a saúde dos animais e da sua família.
1. Detetize o quintal
Se você tem jardim, já deve ter notado que os pets amam estar nesses ambientes, não é? Por isso, é comum que os carrapatos grudem na pele dos seus bichinhos.
Ou seja, para evitar a temida infestação de carrapato nos seus pets e na sua casa, a primeira dica é dedetizar o quintal, usando produtos que não afetam as plantas ou os móveis.
Se você não tiver um produto profissional em mãos, é indicado contar com a ajuda de empresas especializadas em dedetização.
2. Cuide das plantas e da grama
Carrapatos e outros parasitas gostam de fazer ninhos próximos às plantas, onde fica mais difícil enxergá-los a olho nu, expandindo a possibilidade de reprodução.
Portanto, é essencial manter a limpeza do quintal, dando maior atenção à limpeza da grama, da terra e das plantas:
remova folhas secas do chão;
não exagere na quantidade de água durante a rega;
evite o acúmulo de água em objetos parados;
plante espécies que repelem insetos, como citronela, alecrim e alfazema;
faça podas frequentes para manter a saúde das plantas e das árvores.
3. Faxine todo o ambiente
O cuidado com os parasitas deve ser constante, e manter o ambiente livre de sujeiras ajuda você a reduzir o risco de infestação de carrapato.
A área interna da casa também precisa de uma faxina caprichada, pois os carrapatos gostam de se proteger da luz solar e podem procriar dentro da moradia.
Então, um dos principais passos para acabar com carrapatos é limpar o chão, os móveis, as plantas, a área dos pets e os outros utensílios domésticos.