Limpeza com água sanitária

A água sanitária é um produto muito usado para limpeza e desinfecção. Mas apesar da sua eficácia para deixar os ambientes livre das bactérias, seu uso exige uma série de cuidados.

Isso porque a solução de hipoclorito de sódio é corrosiva e, se não for manipulada da maneira correta, pode causar irritação na pele, nos olhos e mucosas.

Por isso, é fundamental seguir as instruções do rótulo da embalagem e usar luvas de proteção na hora da aplicação. E claro, nem pense em fazer misturas perigosas e armazenar o produto em local de fácil acesso para crianças e animais.

Agora, se você busca alternativas para manter a casa limpa, existem outros produtos que também são super eficientes. Mas antes de saber o que também pode ser usado na limpeza e desinfecção, que tal saber como usar água sanitária com segurança?

Depois, você fica livre para fazer a sua escolha!

 

Para que serve água sanitária?

A água sanitária é um produto de limpeza que elimina germes, bactérias e vírus das superfícies. 

A solução de hipoclorito de sódio também pode ser usada na desinfecção de alimentos e para lavar roupas, especialmente as peças brancas.

Mas vale lembrar que é preciso saber bem como usar água sanitária. Isso porque ela pode manchar peças coloridas. Já na limpeza e desinfecção dos ambientes, a falta de cuidados pode prejudicar a sua saúde. Mas isso é assunto para o próximo tópico!

Tenha cuidado ao usar a água sanitária!

Assim como outros produtos de limpeza, a água sanitária tem agentes corrosivos, justamente para facilitar a remoção da sujeira profunda.

Ao limpar a casa com o produto, antes de tudo, lembre-se:

 

É importante usar luvas, máscaras e óculos de proteção. Com esse cuidado, você evita irritações no nariz e na garganta, além de queimaduras na pele e nos olhos.

 

Vale lembrar que ela é um agente de branqueamento e pode descolorir tecidos, tapetes e superfícies. Por isso, o ideal é que você use roupas mais velhas e que podem manchar em caso de qualquer incidente.

Para evitar a inalação de vapores tóxicos, só aplique a água sanitária em lugares bem ventilados!

 

4 formas de usar a água sanitária na sua casa

Depois que você aprender como usar água sanitária, cada cantinho da sua casa vai ficar livre dos germes e outros microorganismos indesejados.

A seguir, você confere 4 dicas centrais que vão te orientar nesse processo:

1. No banheiro

O banheiro é um dos ambientes mais sujos da casa. A umidade, a sujeira na pia e os respingos da descarga favorecem o crescimento de mofo, bolor e das bactérias em geral.

Por isso, a água sanitária se torna uma boa aliada para quem busca formas de como limpar banheiro, seja para desinfetar o box, a pia, o vaso sanitário ou azulejos do piso e da parede. Além disso, ela limpa as áreas de difícil acesso que podem ser esquecidas na limpeza diária.

2. Na cozinha

Além da sua função principal – de limpar o balcão, os pisos e os azulejos da cozinha – esse produto também pode ser usado para desinfetar pias, ralos e utensílios, como facas e tábuas de cortes.

Sabia que ela também pode higienizar alimentos? Para isso, faça uma pré-lavagem em água potável e, depois, deixe o alimento imerso em uma mistura de água potável e água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água potável).

Atenção: frutas, legumes e verduras podem ficar de molho por cerca de 15 minutos. Depois, não esqueça de enxaguar bem o alimento em água filtrada!

3. No quintal

Na área externa a substância pode ser usada para algumas finalidades específicas. Você pode misturar água sanitária e água para:

  • desinfetar superfícies duras, como mesas, cadeiras e brinquedos infantis;
  • remover mofo e bolor em paredes, cercas e decks.

Só não esqueça de diluir a água sanitária de acordo com as instruções do rótulo. Após a desinfecção, enxágue bem essas superfícies com um pano úmido!

4. Nas roupas

Geralmente ela é muito usada para tirar manchas de roupas brancas. Mas vale lembrar que, para a lavagem, existem produtos mais seguros (já que a água sanitária leva cloro). Alguns desinfetantes ou sabão para roupa, por exemplo, são super eficazes para lavar roupas e preservar os tecidos.

Tente usar a solução de hipoclorito de sódio apenas para desinfetar panos de limpeza. Assim, você não corre o risco de estragar aquela sua roupa preferida!

Procurando outras opções além da água sanitária?

Se você quer praticidade com um produto que já vem pronto para ser aplicado nas superfícies, a próxima dica é perfeita para a sua casa!

Com um limpador de uso geral, você consegue eliminar germes, bactérias e vírus de qualquer cantinho da sua casa. E o melhor, alguns produtos tem aroma agradável e fresco, que evita irritações, náuseas e ainda deixa um odor refrescante no ar.

Por isso, se você busca uma alternativa segura para a sua casa e a sua saúde, experimente o desinfetante Pinho Sol, com limpeza e proteção na medida certa.

Basta abrir a embalagem, aplicar na superfície e pronto: o desinfetante começa a agir para eliminar 99,9% das bactérias e manchas nos pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e outras áreas que precisam de uma desinfecção completa.

Se quiser economizar, ele ainda pode ser diluído em água. Não é o máximo?

Pinho Sol entrega praticidade e rapidez para quem não quer perder tempo com a limpeza!

 

Dúvidas frequentes sobre água sanitária

Água sanitária e cloro são a mesma coisa?

Não. São químicos parecidos, mas têm diferenças na concentração e na aplicação. O cloro é altamente reativo, sendo usado como agente desinfetante na forma de compostos de cloro (até mesmo para tratamento de água). Já a água sanitária é uma solução que tem hipoclorito de sódio e é usada na limpeza e desinfecção de ambientes.

Qual a diferença entre água sanitária e desinfetante para limpar o piso?

Os dois produtos atuam na limpeza dos germes e bactérias, a diferença é que a água sanitária tem mais cloro na composição, o que a torna mais abrasiva.

Pode misturar água sanitária com desinfetante Pinho Sol?

Não é necessário, já que o desinfetante Pinho Sol é versátil e eficaz para eliminar germes, fungos, manchas, sujeiras em geral e maus odores. Aliás, não é recomendado fazer misturar entre diferentes produtos de limpeza, já que isso pode criar reações químicas indesejadas e até perigosas!

Compartilhe