Talvez você já tenha se perguntado como reduzir o lixo que é produzido na sua casa. Afinal de contas, a poluição no planeta, seja em terra, nos rios ou mares, prejudica a natureza e as condições de sobrevivência da humanidade.
Você sabia que pequenas mudanças na sua rotina podem ajudar a diminuir a produção de resíduos no seu lar?
Neste conteúdo você confere oito passos para diminuir a quantidade de lixo no seu cotidiano, que vão ajudar na vida de todos. Confira!
Se começarmos a ver detalhadamente o que jogamos fora diariamente ficaremos surpresos – e não positivamente. Por isso, saber como produzir menos lixo em nossas casas é essencial para nosso futuro. Vamos para as dicas?
1. Compre produtos com menos pacotes, ou com embalagens naturais ou biodegradáveis;
2. Busque por produtos que tenham recipientes de vidro, por exemplo, para que ao final seja possível lavar o frasco e utilizá-lo como copo ou organizador de botões e coisas pequenas;
3. Pense bem antes de comprar. Para saber como não produzir lixo, preste atenção nas compras e evite despesas desnecessárias. Além disso, você também pode comprar produtos mais duráveis, como guardanapos de pano em vez de papel;
4. Armazene as coisas de cozinha em recipientes de vidro. Comprar ingredientes a granel no mercado e armazená-los em recipientes de vidro reduz significativamente a quantidade de embalagens de plástico que vão para o lixo, além de o vidro não conter nenhum tipo de produto químico;
5. Use caixas de papelão. Se você não tem bolsas de pano reutilizáveis para suas compras, você pode reutilizar as sacolas plásticas que já tem em casa ou pedir no supermercado que coloquem suas compras em uma caixa de papelão;
6. Evite comprar coisas descartáveis. Esse é um método em como reduzir o lixo. Na medida do possível, não compre copos, pratos ou talheres descartáveis: use os que você tem em casa e lave-os depois de usar;
7. Faturas eletrônicas. Muitas empresas já enviam suas faturas por e-mail e, se você solicitá-las com uma ligação ou alguns cliques, deixará de receber faturas de papel que não são necessárias;
8. Faça seus próprios produtos. Você ficará surpreso com todas as receitas maravilhosas disponíveis na internet, que vão desde itens de beleza até tinta comestível para crianças.
Saber como separar o lixo em casa ajuda não só na sua redução, como também na sua reciclagem. Jogar fora no local ideal, com a limpeza certa, são algumas das dicas que auxiliam nesses processos. Vamos mostrar como você pode fazer na sua casa.
O seco são aqueles objetos feitos de plástico, papel, vidro ou metal.
Já o lixo orgânico são as sobras de comida ou itens que não podem ser recicláveis, como adesivos, guardanapos e bitucas de cigarros. Cada um deles possui um destino específico no descarte.
A melhor opção é destinar um latão um pouco maior para o seco, enquanto outro menor para o orgânico ou úmido.
Procure deixar essa região limpa, para não atrair baratas e moscas. Para evitar esse problema, busque por latas com tampas e deixe em local elevado.
A dica de como reciclar o lixo em casa passa pela higienização correta.
Quando descartamos o lixo seco sem a sua limpeza, deixamos restos de materiais orgânicos que podem interferir no processo de reciclagem.
Sabe aquela lata de extrato de tomate que sobrou do almoço?Limpe bem antes de levá-la ao lixo.
Se possível, deixe um latão específico para cada tipo de objeto. A divisão mais comum é separar entre plástico, papel, vidro e metal. Essa é uma dica de como reduzir o lixo no mundo e contribuir para o processo de reciclagem.