Sabe aquela roupa guardada há muito tempo, lá no fundo do guarda-roupa? É muito frustrante quando você lembra dela e se depara com manchas de mofo. Isso é comum em locais úmidos ou em peças armazenadas por longos períodos. Por isso, aprender a como tirar mofo de roupa ajuda a mantê-las limpas e protegidas.
Esse é um problema corriqueiro do dia-a-dia, ainda mais em trocas de estação. É neste momento que as roupas saem do fundo do armário e vemos o estrago do mofo. A umidade presente nesse espaço é a principal causa para esse tipo de problema com suas peças.
Saiba que é possível acabar com esse problema de uma forma simples. Separamos cinco passos para você conseguir remover mofo da roupa. São dicas fáceis de serem feitas, e que vão fazer a diferença na hora que você pegar sua roupa do armário. Confira!
Para entender como tirar mofo de roupa, é preciso saber como ele aparece. O mofo é um nome comum para fungos que se proliferam em locais úmidos e quentes, geralmente sem ventilação. Geralmente, esse é o tipo de ambiente dos armários e cômodas em que se guardam as roupas.
Quando começa a ficar um pouco mais frio, você se lembra do seu casaco preferido. O problema é que ele ficou guardado por muito tempo, e ao tirá-lo do cabide, vem um cheiro de mofo. Esse odor é causado pelos fungos que cresceram lá no escurinho do armário.
Outra possível causa para aparecimento do mofo são roupas úmidas. Normalmente, isso acontece quando a peça ainda não ficou seca por completo, e já foi guardada no armário. A umidade presente na roupa deixa o ambiente ainda mais propício para sua multiplicação.
É normal esse tipo de mofo aparecer nas roupas, ainda mais em cidades próximas ao mar e com muita umidade. Também é muito fácil de ser evitado e combatido. Lembre-se que, além das roupas, ele pode ser nocivo à saúde. Por isso, vamos mostrar como tirar o mofo da roupa e impedir seu crescimento.
Vimos que o mofo está relacionado com a umidade. Então, para tirar cheiro de mofo da roupa e suas manchas, é preciso ter atenção com lugares úmidos. Alguns hábitos no seu cotidiano já ajudam no combate, e mantêm suas roupas cheirosas e bonitas.
Lembra que falamos da troca de estação? Esse é um bom momento para pegar todas aquelas peças lá do fundo do armário e levar para a máquina de lavar. Ter uma frequência de lavagens nessas trocas é o que tira mofo da roupa guardada há muito tempo.
A ventilação também é importante em como tirar mofo de roupa. Deixe as portas de seu guarda roupa abertas uma vez por semana. Aproveite e separe aquelas roupas que já não usa mais para doação. Mas, se uma peça já está com manchas, é importante saber como tirar esse mofo. Confira as dicas a seguir!
Existem alguns truques de como tirar mofo de roupa. Quando a mancha já apareceu, a melhor saída é deixá-la de molho com água e sabão líquido OLA. A solução vai ajudar na remoção do mofo e deixar a peça pronta para ser levada à máquina de lavar em seguida.
Vamos ao passo a passo:
Para tirar o cheiro de mofo de roupas secas, coloque-as em um saco plástico com algumas folhas de cravo-da-índia ou carvão ativado por alguns dias. A fragrância natural absorverá o odor do mofo. Na sequência, lave-a com o sabão líquido OLA de sua preferência. Ventile bem antes de usar.
Fazer uma limpeza mensal é a melhor forma de evitar o surgimento do mofo no guarda-roupa. Para isso, retire as roupas guardadas. Com a ajuda de um pano úmido e álcool, esfregue por toda a região interna do armário. Por fim, garanta que seu interior está seco e pronto para receber de volta suas peças de roupas.
Deixe seu guarda roupa ter uma boa ventilação, abrindo suas portas uma vez por semana. Além disso, faça uma limpeza interna a cada mês. Utilize produtos disponíveis no mercado que ajudam a evitar o aumento do mofo nesse espaço. Também faça uma lavagem das roupas que não são usadas há algum tempo.