A higiene íntima tem muita relação com a forma como você lava as roupas íntimas. Falando nisso, você sabe como lavar calcinha do jeito certo?
Afinal, fazer isso direito ajuda a prevenir infecções fúngicas ou bacterianas. E tem que ser com bons produtos de limpeza que não causem irritações na área genital.
Veja neste conteúdo como lavar calcinha corretamente, deixando-as higienizadas e sem estragar por mais tempo.
Como lavar calcinha em 6 técnicas simples
A lavagem dessas peças começa com cuidados básicos de como lavar roupas em geral. São regrinhas simples que podem fazer a diferença, tanto para manter a saúde da região íntima quanto para preservar a qualidade das suas peças:
prefira usar sabão líquido;
sempre use produtos de pH neutro;
verifique a etiqueta de cada peça;
lave a peça íntima separada de outras roupas;
pendure a peça em um local à sombra para secar.
Ah, muita atenção para outro detalhe importante: antes de lavar calcinha, separe as peças por cores e tecidos. Isso evita desbotamentos e danos causados por atritos.
Veja agora outros seis cuidados específicos para as suas calcinhas.
1. Evite lavar durante o banho
Embora seja um hábito de muitas mulheres, ele não é recomendado. Afinal, a higienização acaba sendo feita com sabonete ou shampoo e esses produtos não são próprios para lavar o tecido.
Ao pendurar a calcinha no box, ela pode entrar em contato com germes e bactérias do corpo, uma vez que o banheiro é um local mais úmido e com pouca incidência de luz solar.
2. Lave as peças delicadas à mão
Essa é a melhor forma de preservar a elasticidade do tecido. Portanto, se você procura uma maneira delicada de como lavar calcinha, essa pode ser uma boa saída.
Ao lavar a roupa na mão, você pode controlar a intensidade da limpeza, evitando o desgaste excessivo do tecido e a perda das cores.
3. Atenção à temperatura
Se você busca praticidade, saiba que pode lavar roupa íntima na máquina. Mas assim como na lavagem à mão, é importante ter atenção à temperatura a que as peças serão submetidas.
Em geral, o ideal é lavar calcinha na água morna a fria:
entre 30 a 40°C: eficaz para tirar mancha, sujeira e bactérias;
abaixo de 30°C: ideal para calcinhas mais sensíveis, feitas com mais detalhes.
4. Use um bom produto para a lavagem
Com um bom sabão para roupa delicada, você ganha um aliado importante para eliminar bactérias, sujeiras e odores que podem se acumular ao longo do dia.
Um sabão adequado deve ter fórmula suave, sem químicos agressivos que podem irritar a pele sensível da área genital.
Por isso, tenha atenção redobrada ao rótulo do produto. É ali que você encontra informações valiosas que indicam (ou não) se aquele sabão é o mais adequado para desinfetar a roupa íntima, sem deixar resíduos no tecido.
Fica a dica: procure por produtos para lavar calcinha que sejam “hipoalergênicos”, ou seja, produzidos com ingredientes que minimizem o risco de irritações e alergias na sua pele.