A higiene íntima tem muita relação com a forma como você lava as roupas íntimas. Falando nisso, você sabe como lavar calcinha do jeito certo?
Afinal, fazer isso direito ajuda a prevenir infecções fúngicas ou bacterianas. E tem que ser com bons produtos de limpeza que não causem irritações na área genital.
Veja neste conteúdo como lavar calcinha corretamente, deixando-as higienizadas e sem estragar por mais tempo.
A lavagem dessas peças começa com cuidados básicos de como lavar roupas em geral. São regrinhas simples que podem fazer a diferença, tanto para manter a saúde da região íntima quanto para preservar a qualidade das suas peças:
Ah, muita atenção para outro detalhe importante: antes de lavar calcinha, separe as peças por cores e tecidos. Isso evita desbotamentos e danos causados por atritos.
Veja agora outros seis cuidados específicos para as suas calcinhas.
Embora seja um hábito de muitas mulheres, ele não é recomendado. Afinal, a higienização acaba sendo feita com sabonete ou shampoo e esses produtos não são próprios para lavar o tecido.
Essa é a melhor forma de preservar a elasticidade do tecido. Portanto, se você procura uma maneira delicada de como lavar calcinha, essa pode ser uma boa saída.
Ao lavar a roupa na mão, você pode controlar a intensidade da limpeza, evitando o desgaste excessivo do tecido e a perda das cores.
Se você busca praticidade, saiba que pode lavar roupa íntima na máquina. Mas assim como na lavagem à mão, é importante ter atenção à temperatura a que as peças serão submetidas.
Em geral, o ideal é lavar calcinha na água morna a fria:
Com um bom sabão para roupa delicada, você ganha um aliado importante para eliminar bactérias, sujeiras e odores que podem se acumular ao longo do dia.
Por isso, tenha atenção redobrada ao rótulo do produto. É ali que você encontra informações valiosas que indicam (ou não) se aquele sabão é o mais adequado para desinfetar a roupa íntima, sem deixar resíduos no tecido.
Fica a dica: procure por produtos para lavar calcinha que sejam “hipoalergênicos”, ou seja, produzidos com ingredientes que minimizem o risco de irritações e alergias na sua pele.
Não esqueça que para ter cuidados com as roupas, a lavagem na máquina deve ser feita em um ciclo mais delicado. Se você preferir lavar no tanque, evite colocar muita força para não rasgar os detalhes em renda, por exemplo.
Mas seja qual for o método, faça bem para remover os resíduos do sabão. Assim, você evita aquela sensação pegajosa provocada pelos resíduos impregnados, e claro, previne alergias e irritações.
Ao usar sabão para lavar calcinha, com certeza a sua peça íntima estará mais cheirosa, bonita e livre dos micro-organismos. Depois, na hora de secar a peça, prefira a secagem ao ar livre, em local arejado e longe da luz solar direta.
Assim, você evita o desbotamento das cores e a perda de elasticidade nas suas peças.
Aliás, essas duas condições também podem ser evitadas quando você escolhe um sabão líquido de qualidade. É o caso do sabão líquido OLA Antibac, que elimina 99,9% das bactérias, desinfeta as roupas íntimas e mantém os tecidos como novos por mais tempo.
Experimente o poder do sabão líquido OLA para suas calcinhas.
Sim, desde que as roupas íntimas sejam lavadas no ciclo mais suave, o que ajuda a preservar as fibras e o elástico dos tecidos.
Isso depende das suas preferências pessoais. Mas é bom lembrar que o sabão líquido oferece diversos benefícios na lavagem, como: fórmula mais suave, melhor controle na dosagem, maior rendimento e menos riscos de deixar resíduos nas roupas.
É importante lavar a peça o mais rápido possível em água fria. Depois, aplique uma pequena quantidade de sabão líquido em cima da mancha. Use uma escova de cerdas macias para esfregar a mancha e deixe agir. Por fim, é só lavar a peça normalmente.