A sua casa também é o lar de ácaros, germes, vírus e bactérias. E faz parte, afinal a natureza é isso: uma variedade de seres que interagem entre si. O ponto é não perder o controle, mantendo a higiene em dia com, por exemplo, uma limpeza geral na casa.
Essa faxina completa é fundamental para organizar os cômodos depois da correria do dia a dia. Para quem tem animal de estimação então, o acúmulo de pelos pode não só prejudicar a organização, mas também a saúde de quem mora na casa.
E você vai precisar de produtos para faxina, além de precisar aplicar truques por causa das diferenças entre limpeza leve, geral e pesada.
Veja neste conteúdo 4 dicas para você fazer a sua melhor limpeza completa de forma prática e rápida!
Não é sempre que você está com aquela disposição para fazer uma limpeza geral na casa… E pode até não ser preguiça somente, mas a falta de tempo mesmo para uma faxina mais pesada.
É aí que entra uma avaliação antes de pôr mãos à obra: será que uma limpeza leve já ajuda? E se em vez de uma limpeza mais pesada, você investir em arrumações menores e mais constantes para não ficar nada acumulado?
Você pode estipular dias específicos na semana, com tarefas simples e rápidas, como: varrer ou aspirar, tirar o pó de móveis ou lavar lençol.
Por isso, veja algumas diferenças básicas entre os tipos de limpeza doméstica.
Como o próprio nome sugere, a limpeza pesada envolve mais esforço e dedicação, como limpar embaixo dos móveis, organizar as gavetas ou desinfetar banheiros e cozinhas.
Pode ser que você só precise desse tipo de limpeza mais profunda quando a casa está há algum tempo sem receber seu merecido cuidado…
Já a limpeza geral é uma faxina completa mesmo, mas feita com menos frequência. Ela inclui tarefas mais detalhadas do que a limpeza leve, mas menos profundas que a limpeza pesada, como:
remover a poeira dos cantos;
aspirar pelos e sujeiras do sofá;
passar pano no vidro das janelas;
limpar armários por dentro e por fora.
Não se sinta mal se limpar a casa é um desafio para você.
Muitas pessoas sentem o mesmo. Mas a verdade é que isso não precisa ser uma tarefa chata e cansativa. Com planejamento e uma pré-organização, como preparar os ambientes antes de começar, a situação pode melhorar para melhor.
Afinal, cada minuto economizado na limpeza é um minuto a mais de diversão, descanso ou lazer, não é mesmo? E se você não sabe por onde começar, não tem problema.
Veja quatro passos super simples para a sua limpeza geral ser mais rápida e eficiente.
Antes de começar a faxina completa, reserve alguns minutinhos para fazer a organização da casa. Ou seja, arrume a desordem dos ambientes, guardando os itens que estão fora do lugar e que atrapalham a passagem.
Quer evitar a sobrecarga de trabalho? Então tente dividir a faxina por cômodos.
A dica valiosa é focar em um cômodo de cada vez, dedicando a atenção necessária a cada espaço e objeto de casa.
Se for limpar cozinha, por exemplo, use um produto multiuso para higienizar azulejos, pisos, bancadas, o fogão e até o vidro das janelas!
É comum fazer faxina no banheiro e encontrar dezenas de potes vazios, seja de shampoo, condicionador ou hidratantes. É comum, mas não precisa virar um hábito, já que esses recipientes ocupam um espaço significativo no ambiente.
Isso vale para outros cômodos, e é bom lembrar: quanto menos objetos acumulados, menos superfícies para acumular poeira, sujeira e bactérias!
Você pode não ter reparado, mas a sua casa é formada por vários tipos de superfícies e texturas, como madeira, vidro, aço inoxidável e mármore.
Por isso, é importante saber o que usar e como usar.
Isso porque certos produtos podem danificar materiais mais sensíveis, causando riscos, manchas, descoloração ou ressecamento. Portanto, na hora da limpeza geral, não esqueça de escolher um bom produto multiuso.
Que tal apostar na eficiência do desinfetante Pinho Sol?
Ele elimina 99,9% das bactérias, germes e fungos, além de eliminar os odores desagradáveis pela casa. Desinfecção completa e você ainda pode usar para limpar azulejos, limpar vidro e qualquer outra superfície que precise de um cuidado especial!
Isso varia de acordo com o tamanho dos ambientes, o número de moradores e a rotina de cada um, e se existem animais de estimação na casa. Analisando tudo isso fica mais fácil saber se é melhor fazer uma faxina diária, semanal ou mensal.
Esses produtos são bem versáteis, podendo ser usados na limpeza de várias áreas e superfícies: bancada, pia, vaso sanitário, espelho, fogão, pisos e azulejos.
Não existe um tempo fixo para a faxina pesada. Isso vai depender se você mora em uma casa ou apartamento e se costuma fazer limpezas regulares ou não. O nível de complexidade das tarefas também vai influenciar na rapidez (ou não) da faxina.