Você já deve ter escutado que o banheiro é um verdadeiro criadouro de bactérias, não é mesmo? Por isso, é tão importante lavar banheiro regularmente.
Quando essa tarefa não é levada a sério, é comum que os germes e os fungos se proliferem, podendo causar doenças e infecções.
E na sua casa, a limpeza do banheiro está em dia?
Se a rotina acelerada impede uma limpeza pesada nesse ambiente, tenha calma! No final deste conteúdo, temos uma dica valiosa para você deixar o seu banheiro brilhante.
Mas antes disso, que tal saber como limpar cada cantinho? Em menos de 10 minutos, você vai saber como deixar o vaso sanitário, o box e os azulejos como novos!
É hora de começar a limpeza!
Mas antes de saber como lavar banheiro do jeito certo, não esqueça de preparar o ambiente. Primeiro, deixe a pia e a bancada livres dos produtos de higiene pessoal, e remova tapetes e toalhas.
Antes de aplicar qualquer produto de limpeza, leia as instruções de uso e, se necessário, use luvas de proteção. Também não esqueça de deixar o ambiente ventilado para evitar a inalação de vapores químicos.
Para começar, veja como limpar vaso sanitário:
Muitas bactérias permanecem no vaso sanitário mesmo após a descarga. Por isso, o primeiro passo é usar escova e detergente para limpar a superfície da tampa. No assento, a limpeza pode ser feita com uma esponja.
Para limpar dentro do vaso, use uma escova com cerdas firmes para espalhar o limpador, principalmente nas áreas manchadas ou com acúmulo de sujeira. Deixe agir por alguns minutos e dê descarga para remover todo o produto e a sujeira solta.
Se você quer saber como lavar box de banheiro, o primeiro passo é molhar o vidro e o chão com o chuveirinho. Depois, use um borrifador para aplicar o limpador por todo o box. Na sequência, é só esfregar o vidro com cuidado para tirar toda a sujeira.
Enxágue bem o vidro e as superfícies e, para finalizar, seque todas as áreas com um pano limpo. Esse toque final evita a formação de manchas no vidro. Para prevenir a ferrugem, também não esqueça de secar bem as superfícies de metal.
Viu só? Limpar box de banheiro não precisa ser difícil!
Com um bom desinfetante para banheiro é possível deixar tudo brilhando! Mas antes de limpar os azulejos, remova o excesso de poeira e sujeira com um pano úmido.
Depois, molhe uma esponja ou uma escova de cerdas macias em um detergente neutro. Para fazer a higiene da superfície, comece de cima para baixo cobrindo as áreas afetadas por manchas, gordura ou sujeira.
Esfregue suavemente com movimentos circulares. Para finalizar, encha um balde com água limpa e use uma esponja ou pano para enxaguar os azulejos. Pronto, é só secar bem a superfície e apreciar um brilho como você nunca viu!
Os fios de cabelo costumam se acumular pela pia. Para evitar que desçam pelo ralo e causem entupimento, não esqueça de tirar o excesso. Os resíduos de pasta de dente também são inevitáveis, mas eles podem ser facilmente removidos com um desinfetante de banheiro.
Para limpar ralo de banheiro, o desinfetante também é um ótimo aliado. Para isso, use luvas para proteger as mãos, despeje uma medida do produto diretamente sobre o ralo e deixe agir por alguns minutos.
Se o ralo estiver muito sujo, você pode usar uma escovinha com um pouco de sabão neutro. Para terminar a limpeza, é só despejar água!
Precisando desencardir piso de banheiro?
Então separe um rodo, uma vassoura de cerdas macias, balde e um pano de algodão. Com isso em mãos, faça a limpeza do banheiro com a vassoura, para remover a sujeira superficial.
Depois, despeje um pouco de detergente neutro no balde com água – verifique a quantidade ideal no rótulo do produto. O próximo passo é enxaguar o pano com a solução, torcer e enrolar no rodo.
Agora é só fazer movimentos de vai e vem, cobrindo toda a área do piso. Garanta que o pano alcance os cantos e áreas ao redor do vaso sanitário e da pia!
Quando for lavar banheiro, não esqueça de dar uma atenção especial aos acessórios, como porta-toalhas, suportes de escova de dentes e saboneteiras.
No geral, eles podem ser higienizados com detergente neutro ou limpador multiuso. Mas é bom verificar o tipo de material, já que algumas peças são mais sensíveis – como as superfícies de metal não inoxidável –, e podem manchar com facilidade.