Taça de vinho

Apreciar um bom vinho é tudo de bom, mas a bebida também figura entre os vilões das manchas em superfícies como roupas, tapetes, almofadas e cortinas. É por isso que saber como tirar mancha de vinho de um jeito rápido e prático pode evitar desastres terríveis em casa, não é mesmo?

Você provavelmente já passou por essa situação. Depois de ver qualquer tecido com uma mancha de vinho, como tirar a marca? Será que tem jeito? Na hora, bate um desespero e o medo de deixar os objetos manchados para sempre por causa de um descuido! Mas, você vai ficar despreocupado(a) após ler este artigo.

Além de saber mais sobre mancha de vinho e como tirar essa marca dos seus tecidos, você vai aprender aqui como fazer isso com técnicas infalíveis, sem acabar com o prazer desse momento relaxante, que deve ser de descanso e de tranquilidade!

 

Como tirar mancha de vinho de superfícies?

Para descobrir como tirar mancha de vinho, principalmente de vestuários, cortinas, tapetes e toalhas, você vai precisar de:

  • pano limpo, um pedaço de papel absorvente ou sal, que é uma alternativa para sugar o líquido antes que ele penetre no tecido;
  • água;
  • sabão líquido OLA.

O principal segredo de como limpar vinho tinto é agir rápido. Quanto menor for a absorção da bebida pela superfície, menos você vai precisar recorrer a produtos mais fortes para reverter o dano.

Então, veja na sequência como lidar com cada tipo de situação e entenda de uma vez por todas como tirar mancha de vinho de qualquer tecido em três passos!

Como tirar mancha de vinho da roupa

Uma solução simples de como tirar mancha de vinho da roupa é:

  • 1. Começar removendo o excesso do líquido com o pano, papel ou com uma quantidade generosa de sal sobre o local;
  • 2. Lavar a peça com água morna (que ajuda na diluição) junto com detergente neutro, ambos aliados capazes de comprovar que a mancha de vinho não é imbatível;
  • 3. Para finalizar, use o lava roupa OLA Coco para roupas finas, ou outro OLA de acordo com o tipo de tecido, perfumando e conservando suas peças preferidas por mais tempo!

O procedimento de como tirar mancha de vinho de roupa colorida ou de roupas brancas é o mesmo. Se você estiver fora de casa, faça o possível para manter a mancha umedecida com água e sabonete líquido, caso não tenha detergente. O importante é não deixar o tecido secar antes de tirar a marca.

Como limpar vinho no tapete ou carpete

Para limpar vinho no tapete ou no carpete não tem mistério! Veja como fazer isso seguindo estes passos:

  • 1. A primeira regra de como tirar mancha de vinho, como já vimos antes, é absorver o máximo da bebida na superfície, pressionando um pano, papel ou usando sal no local atingido;
  • 2. Misture água com sabão líquido OLA, e espalhe a solução sobre o local manchado, deixando agir por alguns minutos;
  • 3. Use um pano limpo ou papel para retirar o excesso de líquido e, se for necessário, repita o procedimento.

Antes de terminar, precisamos tirar o cheiro de vinho do carpete. Então, é só preparar uma mistura com água e OLA para borrifar e deixar tudo novinho em folha!

Para complementar tudo isso, confira um infográfico a seguir com uma dica extra para limpar seus tapetes e deixá-los cheirosos por mais tempo:

Como remover os odores dos tapetes? | Cuidado da casa

Como tirar mancha de vinho já seca

Agora, chegamos ao maior dos desafios: aquelas ocasiões em que você não percebeu a mancha ou mesmo não conseguiu tomar qualquer atitude antes que o vinho secasse. Esse não é um caso perdido, porque tem, sim, como tirar mancha de vinho já seca, mesmo que isso dê um pouco mais de trabalho. 

Você vai precisar de produtos mais fortes, porque o sabão não será o suficiente para resolver o problema sozinho. Escolha um removedor de manchas ou alvejante sem cloro — pois essa substância, assim como a água sanitária, pode comprometer as cores e a qualidade do tecido — e siga as instruções da embalagem para utilizar o produto. 

 

Que produto tira mancha de vinho?

Até aqui, deu para perceber que o vinho não é nenhum bicho de sete cabeças para a casa e para as roupas, certo? Para completar, veja alguns exemplos de produtos que ajudam a tirar as manchas e que ainda dão um toque perfumado aos artigos da casa:

  • além de como tirar mancha de vinho de tapetes, é importante limpar também embaixo da tapeçaria com um produto para limpeza pesada como o Ajax Fresh no piso, para não correr nenhum risco de danificar o chão dos seus ambientes;
  • com as suas roupas, você já leu por aqui que a linha de lava roupas OLA pode ser uma excelente opção. No caso de roupas finas e delicadas, o sabão líquido OLA Rosa vai te ajudar a deixar tudo novinho, protegendo as cores sem danificar os tecidos!

Viu só como você pode apreciar um bom vinho sem medo? Com todas essas dicas, os momentos de tranquilidade e as peças preferidas, tanto do seu guarda-roupas quanto da sua casa, estarão garantidos!

 

Dúvidas frequentes sobre como tirar mancha de vinho

O que tira mancha de vinho do sofá?

A misturinha de sal com limão é ótima para tirar mancha de vinho do sofá, assim como bicarbonato de sódio seco ou vinagre branco diluído em água com um pouquinho de detergente neutro. Borrife OLA misturado com água para perfumar o local depois de limpar!

O que é bom pra tirar mancha de roupa branca?

Para tirar mancha de roupa branca, aposte na água morna e em produtos como alvejante sem cloro misturado a um pouco de bicarbonato de sódio. Depois de deixar de molho, esfregue as peças e termine de lavá-las separadamente com o OLA de sua preferência. 

Como tirar mancha de vinho tinto de roupa branca?

O pulo do gato de como tirar mancha de vinho tinto de roupa branca é não deixar a roupa secar e agir o quanto antes. Absorva o líquido com pano e papel, lave a peça com água morna e detergente neutro, e conte com os produtos OLA para caprichar na lavação final e deixar tudo bem perfumado!

Compartilhe