O vidro está em praticamente todas as casas, seja nas janelas, espelhos, eletrodomésticos ou box do banheiro, por exemplo. Com tanta presença, é comum que a sujeira acumule. E aí aparece a dúvida de como limpar vidros.
Fazer a limpeza certa ajuda não só a deixar os ambientes mais limpos, mas também na economia. Com melhores práticas e produtos certos, dá para deixar tudo brilhando e sem desperdiçar tempo.
Veja neste conteúdo respostas para quatro dúvidas muito comuns sobre esse assunto, com dicas práticas para você.
Vamos lá?
Como vimos, a limpeza dos vidros é uma tarefa importante dentro da faxina. Ela deve ser feita regularmente, para deixá-lo sempre com uma boa aparência. A boa notícia é que essa frequência não precisa ser grande. Por conta da fragilidade do material, o ideal é fazer uma limpeza a cada 15 dias para não deixar o vidro sujo.
Porém, é bom ter atenção aos diferentes tipos de sujeira que podem se acumular no material. Essa parte é essencial na hora de aprender a como limpar vidros. Por isso, separamos as quatros dúvidas mais comuns na hora da limpeza. Além disso, vamos te mostrar as melhores formas de driblar a sujeira e deixar seu vidro limpo.
A sujeira nos vidros pode surgir do acúmulo de poeira ou até da gordura natural do corpo, por exemplo.
Com isso, é natural que você comece a perceber manchas em janelas, portas ou no box de vidro onde é bastante comum. Por isso, o ideal é saber como tirar esse tipo de mancha do vidro. Veja esse passo a passo:
Essa dica vale para qualquer tipo de vidro na sua casa.
Lembre-se de sempre incluir esses passos na sua rotina de limpeza, priorizando a frequência de 15 dias para uma boa higienização.
Quanto mais tempo uma mancha fica, maior será a dificuldade para retirá-la. Por isso, ao perceber, o ideal é já limpar.
Para isso, você pode usar uma mistura para limpar vidro com água, detergente neutro e limpador de vidro:
O blindex é um tipo muito popular de vidro. Trata-se desse material temperado, que passou por um extenso processo químico para modificar suas propriedades.
A principal delas é a maior segurança em relação a outros vidros. Quando o Blindex quebra, ele se estilhaça em pedaços não pontiagudos e menos cortantes do que os de vidros normais.
Além disso, ele é muito utilizado em áreas que sofrem variações de temperatura. Por isso, esse tipo de vidro é comum no box de banheiro ou em vitrines de lojas, por exemplo.
Na hora de limpar, veja esse passo a passo:
Você sabia que o sol influencia em como limpar porta de vidro? Parece mentira, mas os raios solares podem dificultar a limpeza: o calor pode acelerar a evaporação do produto de limpeza, o que, por sua vez, pode deixar manchas.
Para evitar esse problema, tente limpar à sombra ou em dias nublados. Assim, o sol não vai atrapalhar.
O passo a passo, neste caso, é o mesmo de vidro temperado:
Sabe quando o vidro começa a ficar com aspecto engordurado?
Isso é mais comum em vidros de fogões, fornos e churrasqueiras, em que a gordura dos alimentos deixa a superfície com aspecto turvo.
Para deixar a tarefa mais fácil, utilize um limpador de pisos, azulejos, vidros, cerâmicas e superfícies laváveis, como Ajax Fresh Blue na hora da limpeza.
Você, com certeza, já deve ter encontrado na internet, por exemplo, dicas de como usar misturas caseiras para a limpeza dos vidros.
Algumas são a mistura de vinagre e detergente, álcool e vinagre sozinho, por exemplo. Mas não se esqueça:
Por isso, prefira produtos desenvolvidos especialmente para limpeza.
O vidro embaça por conta da troca de temperatura. O ar quente não encontra saída rápida, e encontra alguma superfície gelada para dissipar. Geralmente, são os vidros de casa. É normal em espelhos, por exemplo. Para saber como limpar espelho embaçado, basta aumentar a circulação de ar do ambiente.
Uma mistura de vinagre, álcool e detergente neutro dão brilho ao vidro. Comece a limpeza de vidros retirando toda a poeira, com a ajuda de um pano seco. Com a misturinha desses produtos, aplique por toda a superfície com a ajuda de um borrifador. Passe com um pano e seque com papel toalha.
Você pode usar o pano de microfibra ou flanela para fazer a limpeza dos vidros. Eles não deixam manchas e não liberam penugens quando usados. Também, existe uma forma de como limpar vidros grandes e altos com esse tipo de pano. Com a ajuda de um rodo, enrole na sua ponta e passe por toda a sua superfície.