Na hora de cuidar de casa, existem algumas tarefas que são bem simples - como lavar a louça - e outras que são um pouco mais chatas de serem feitas, como limpar mofo de parede.
O mofo é sempre um desafio, afinal, ele começa a surgir do nada, mancha a pintura e ainda pode atacar sua alergia. Isso sem contar que ele deixa a casa com aquela aparência de “coisa velha e mal cuidada”, não é mesmo?
Só que existem alguns segredinhos para limpar parede mofada, e é isso que vamos compartilhar com você a partir de agora.
Quer deixar seu lar ainda mais bonito? Então confira a seguir o passo a passo de como tirar mofo da parede!
4 passos de como limpar mofo da parede
Se você quer aprender como limpar mofo de parede na hora de fazer a organização da casa, nós temos uma boa notícia. O processo é até mais simples do que você imagina.
Um pouco de cuidado e os produtos certos são capazes de resolver o problema sem que você precise pintar a parede mofada.
São apenas quatro passos para seguir, veja abaixo:
Passo 1: preparação dos materiais
Para começar, verifique sua despensa. O primeiro passo é separar ou comprar os produtos de limpeza necessários.
Para tirar bolor da parede você vai precisar de:
água quente: ideal para soltar a sujeira e os esporos de mofo das superfícies;
detergente neutro: use para remover o mofo sem danificar a pintura ou o revestimento;
esponja ou escova macia: utilize o lado amarelo da esponja ou uma escova de cerdas macias para esfregar suavemente as áreas afetadas e remover o mofo sem danificar a superfície;
panos limpos: servem para secar as paredes após a limpeza. Isso evita o retorno do mofo e também as manchas na parede;
água sanitária: é eficaz para eliminar os esporos de mofo e remover manchas mais difíceis.
Mas tenha atenção se você usar água sanitária. Siga corretamente as instruções do fabricante para ter segurança e evitar intoxicações.
Passo 2: proteção e ventilação
Materiais de limpeza separados, é hora de começar, certo? Ainda não. Primeiro você precisa pensar em duas coisas: proteção para seu corpo e ventilação para o ambiente.
Limpar a casa com as janelas fechadas é um perigo.
Afinal, alguns produtos podem irritar suas vias aéreas, algo que pode gerar intoxicações, crises de alergia e falta de ar. Isso sem falar que o cheiro de mofo pode te deixar com aquela vontade de espirrar!
Portanto, abra as janelas e deixe o ar fresco entrar (e o ar carregado sair). Se o ambiente não tem janelas, você pode usar ventiladores para aumentar a circulação de ar.
Além disso, separe um par de luvas de borracha para proteger a pele das suas mãos e uma máscara facial para evitar a inalação dos esporos de mofo.