Mãe segurando a filha no braço feliz e brincando com a casa limpa e organizada

Uma casa limpa pode ser um verdadeiro oásis para quem tem uma rotina agitada. Além de ser relaxante, um lar organizado também pode ajudar a manter o foco e a produtividade, especialmente para quem trabalha home office.

A faxina pode ser semanal, quinzenal ou mensalmente, quanto a manutenção vai sendo feita no dia a dia com algumas práticas que ajudam a otimizar o tempo. Esse é um ótimo caminho para menos estresse com as atividades domésticas.

Descubra alguns truques simples, além de hábitos inteligentes, que tornam a limpeza de casa mais eficiente. Boa leitura!

 

Como manter a casa limpa durante a semana?

Isso pode ser desafiador, especialmente para quem divide o espaço com outras pessoas ou crianças. Mas que tal incentivar a mágica da arrumação e tornar o momento de limpar a casa recreativo?

Algumas destas dicas podem, inclusive, funcionar como incentivo para a organização. Assim, a limpeza da casa deixa de ser uma tarefa árdua e demorada e torna-se uma atividade mais prazerosa e produtiva!

Com pequenas ações diárias e o material de limpeza certo , é possível manter tudo sempre em ordem. 

 

 

1. Categorizando os itens da casa

Quando você dá um lugar para cada coisa na casa, categorizando os itens, fica mais fácil dar um fim na bagunça. Por exemplo: arrume um local para guardar os brinquedos e ensine seus filhos a guardar tudo no mesmo cantinho sempre.

A mesma coisa com a roupa suja: um cesto de roupas na lavanderia ou no banheiro pode funcionar muito bem e evitar roupas sujas e largadas pela casa. Esses são hábitos construídos no dia a dia e poupam bastante tempo.

Afinal, com “cada coisa no seu lugar”, fica mais fácil encontrar e devolver objetos necessários por apenas alguns minutos. Categorize cada item da casa e faça com que todos conheçam seus devidos lugares.

 

2. Use a regra dos 5 minutos

Essa regrinha dos 5 minutos foi criada por Marie Kondo, e diz que você precisa tirar 5 minutos do seu dia para organizar as coisas que estão fora do lugar e que dão para fazer nesse curto período de tempo.

 

A ideia central dessa regra é tirar poucos minutos divididos ao longo do dia para arrumar um cômodo que você entra. Deixe o ambiente sempre arrumado ao sair.

 

Por exemplo, arrume a cama ao acordar e recolha as roupas espalhadas antes de sair. A limpeza na cozinha pode ser feita mantendo a mesa limpa e a louça lavada, assim, você vai poupando tempo durante o dia.

À tarde ou à noite, vá recolhendo e guardando as coisas que estão fora do lugar. Com o passar dos dias você vai perceber que sua casa estará sempre arrumada e você, menos cansada.

Para te ajudar, procure ter sempre na sua despensa os produtos de limpeza para casa que vão facilitar a sua rotina como o desengordurante Ajax cozinha.

 

3. Use e abuse dos organizadores

Sabia que os organizadores podem ser seus melhores amigos na hora de manter a casa limpa e organizada? Além de manter tudo arrumado, facilitam a visualização e o acesso aos objetos do dia a dia, sendo ideais para:

 

  • arrumar guarda-roupa;
  • organizar os armários da cozinha;
  • organizar os alimentos na geladeira.

 

Existem diferentes tipos de organizadores, como:

 

  • colmeia organizadora: você encontra modelos para todos os tipos de roupas, de meias até camisetas;
  • caixas organizadoras: podem ser usadas na lavanderia, cozinha, guarda-roupas, banheiro e para organizar os brinquedos das crianças;
  • organizadores para roupa de cama e prateleiras suspensas: são ótimas opções para organizar itens maiores, como edredons e cobertas.

 

Esses itens tornam a organização de casa fica mais simples e mais leve. Por isso, use e abuse!

 

4. Usou, guardou

A regra de convivência universal também pode ser usada para quem mora sozinho, viu? Afinal, todo mundo já precisou se policiar e repetir essa frase para lembrar de manter a casa limpa e organizada.

 

Uma boa dica é manter os itens do dia a dia à vista e guardar aqueles que você usa às vezes. Manter certos objetos visíveis e acessíveis evita o acúmulo de bagunça e garante uma casa sempre em ordem.

 

Como já visto nos tópicos anteriores, guardar as coisas imediatamente após o uso também é o ideal. Assim a hora da limpeza fica mais ágil e você não perde tempo com organização.

 

5. Dobre as roupas de modo a formar um pacotinho

Uma casa limpa e organizada não combina com roupas empilhadas. Até mesmo dentro do armário, o modo tradicional de organização pode não ser o mais eficiente para quem busca uma rotina dinâmica.

A especialista em organização pessoal e autora do bestseller "A Mágica da Arrumação", Marie Kondo, desenvolveu uma técnica própria de organização. Inclusive, um dos seus pontos principais está relacionado ao guarda-roupa.

 

O método Marie Kondo de dobra vertical, depois ao meio e por fim em terços, é excelente para evitar pilhas bagunçadas. Assim, as peças viram "pacotinhos" que você consegue guardar lado a lado, facilitando a visualização de tudo.

 

Fazendo assim, fica mais fácil guardar as peças em gavetas ou organizá-las em colmeias e outros tipos de organizadores.

 

6. Evite acumular roupa para lavar

O processo de lavagem de roupas não precisa ser um pesadelo. Ele pode ser dividido em pequenas partes todos os dias em vez de deixar tudo para lavar de uma vez só.

 

Também é importante para evitar sobrecargas na máquina de lavar. Cuide para não ultrapassar a capacidade do aparelho e sempre deixe um espaço de respiro entre as roupas e a parte superior.

 

Na hora de lavar roupas separe as peças por cores e procure usar o sabão adequado de acordo com o tecido E para manter suas peças com aspectos de novas por mais tempo, escolha o sabão líquido OLA Original.

 

7. Desapegue

Por fim, aprender a desapegar é fundamental para manter uma casa limpa e organizada. Muitas pessoas, inclusive, percebem que têm mais do que precisam quando prestam atenção à limpeza da casa.

Ao se livrar do acúmulo de coisas, você não só cria mais espaço no ambiente, como também alivia o estresse e se sente mais relaxado. Afinal, com menos coisas para cuidar, fica mais fácil manter tudo em ordem.

 

Casando sua rotina com a da casa

Assim como cada pessoa é única, cada casa tem suas próprias necessidades e particularidades. Ao entender o que é melhor para a rotina da sua e adaptá-la à sua própria rotina pessoal, você garante uma limpeza eficiente e livre de estresse.

 

infográfico com cronograma de limpeza semanal

 

Lembre-se que os produtos de limpeza certos, como o desinfetante Pinho Sol Original, são aliados poderosos nessa batalha. Sua fórmula com agentes antibactericidas limpa e desinfecta diversas superfícies, desde pisos e azulejos, até bancadas e móveis.

Experimente!

 

Dúvidas frequentes sobre casa limpa

Qual o melhor horário para fazer a limpeza de casa?

O melhor horário é justamente aquele que se adapta à sua rotina e preferências pessoais. Algumas pessoas preferem fazer a limpeza pela manhã, enquanto outras preferem à noite. O importante é escolher um horário em que você tenha energia e disposição./p>

Como lidar com os odores indesejáveis na busca de uma casa limpa e cheirosa?

É importante identificar a causa do problema e usar os produtos de limpeza certos. Além disso, ventilar o ambiente, usar aromatizadores e limpar regularmente são medidas fundamentais para combater esse problema.

Existem produtos de limpeza para faxina que posso usar no dia-a-dia?

Sim, existe uma lista de produtos de limpeza para faxina adequados para o uso no dia a dia. Produtos multiuso, desengordurantes e desinfetantes são práticos e excelentes opções para manter a casa limpa e livre de germes.

 

Compartilhe