Casa com ambiente limpo

Quem não gosta de uma casa organizada e com ambiente limpo? Além de ficar tudo mais gostoso, é um reflexo também do cuidado com o lar.

Afinal, uma casa suja e bagunçada deixa de transmitir conforto e bem-estar, verdade? Por isso, a limpeza no dia a dia e com produtos certos é fundamental.

Até porque isso tem a ver não só com a aparência, mas principalmente com o combate aos germes e bactérias.

Por tudo isso, veja neste conteúdo os principais benefícios de um ambiente organizado e motivos-chave para você não descuidar da limpeza - apesar da correria na sua rotina.

 

4 grandes motivos para manter o ambiente limpo

Agora que você está mais no clima de limpar a casa para manter seu ambiente limpo, é hora de ver razões práticas de como fazer isso.

 

Apesar da correria do dia a dia, é possível manter a casa limpa e organizada com mais frequência para fugir das limpezas pesadas.

 

Veja porque é tão importante - e legal - ter seu lar bem cuidado.

1. Mais organização e saúde

Sabe quando você não acha alguma coisa na sua própria casa? Chato, né?! Ao organizar a casa, esse é um dos problemas que você tira da sua vida. Além disso, a organização tem a ver também com a sua saúde e a de toda a sua família.

Tem até o livro famoso Arrume a sua cama, de William H. McRaven, em que o autor destaca justamente a importância desse cuidado de organização para a vida como um todo.

É sempre bom lembrar: superfícies limpas e higienizadas evitam a proliferação de vírus e bactérias que causam doenças, alergias, etc.

2. Conforto e bem-estar todo dia

Um ambiente limpo também faz bem para o bem-estar mental. Afinal, a limpeza da casa dá uma sensação maior de conforto e de tranquilidade.

Ou seja, quando tudo está no seu devido lugar, aumenta a sensação de satisfação, o nível de estresse até pode cair, e você tende a se concentrar nas tarefas mais importantes.

Aliás, para quem trabalha no modelo home office, saber como organizar a casa é ainda mais importante: além de ser o seu refúgio para descansar e curtir, é no lar que você passa suas horas produtivas.

3. Maior produtividade e foco

Para quem trabalha sem ir para o escritório, a casa limpa ajuda e muito na concentração. Com tudo mais organizado, você tem a tranquilidade de saber que tudo o que precisa está onde você se lembra. Ou seja, a sua rotina também ganha mais ordem.

Outra vantagem é que um ambiente limpo é fundamental para uma rotina de trabalho mais saudável.

4. Sua mente agradece

Imagine a cena por um instante: você chega em casa cansado(a) de um dia cheio, e repare que a sala e cozinha estão bem desorganizadas. Ou seja, que você vai enfrentar uma prorrogação antes de poder descansar…

Agora, diga a verdade: bate uma ansiedade só de pensar nessa cena tão do dia a dia, certo? Ou seja, a bagunça mexe com a cabeça. Por isso, ao colocar em prática um bom cronograma de limpeza, você evita:

  • procrastinação: sim, o efeito bola de neve pode levar a um recorrente adiamento das tarefas;
  • mau-humor: a desordem do ambiente pode, sim, mudar o humor. Chegar em casa, que é um momento de felicidade, pode se transformar em mais ansiedade;
  • estresse e ansiedade: a sensação de bagunça constante pode causar sobrecarga física e mental.

Como você pode ver, a sensação de falta de controle não faz bem à rotina. Por isso, experimente intercalar a limpeza da casa em dias específicos.

Isso facilita a manutenção de um ambiente limpo e organizado, melhora a gestão do tempo e evita o acúmulo de muitas atividades de limpeza de uma só vez!

 

Como um cronograma de limpeza pode ajudar a conservar a limpeza da casa?

O cronograma de limpeza tem o objetivo de organizar e planejar as tarefas de limpeza de uma maneira eficiente e regular.

 

Ou seja, fazendo um pouquinho por dia, você evita o acúmulo de afazeres sem atrapalhar os outros compromissos!

 

Para começar, você pode definir com que frequência cada área precisa ser limpa, e quais tarefas precisam ser feitas – diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Não esqueça de estabelecer as prioridades. Por exemplo, a limpeza do banheiro precisa ser feita com mais frequência.

E, claro, antes de colocar esse cronograma em prática, é fundamental garantir produtos de qualidade no seu armário, como o desinfetante Pinho Sol.

Esse é o produto certo para quem precisa limpar, mas não quer ter uma sobrecarga de trabalho. Isso porque Pinho Sol tem duas vezes mais poder de limpeza.

Ele desinfeta pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e outras áreas que precisam de um tratamento completo!

 

Dúvidas frequentes sobre ambiente limpo

O humor pode ser influenciado pela limpeza da casa?

Sim. Um ambiente sujo e bagunçado aumenta os níveis de estresse e piora a ansiedade. Também é comum que a autoestima seja afetada, já que a desordem pode causar uma sensação de culpa em quem não consegue manter a casa limpa.

A casa suja pode causar problemas respiratórios e de alergia?

Com certeza! Sem a limpeza adequada, os móveis e objetos acumulam mais poeira. Assim, você fica mais exposto ao mofo, ao ácaro e outras substâncias que podem causar problemas respiratórios – como asma e rinite, por exemplo.

Como tirar poeira da casa?

Para manter o ambiente limpo e saudável, use panos de microfibra ou flanelas para limpar as superfícies. Esses materiais atraem a poeira e evitam que ela se espalhe. Não esqueça: quanto maior a frequência da limpeza, menos trabalho você vai ter da próxima vez!

Compartilhe