Todos nós queremos casas bonitas e confortáveis, mas também fáceis e práticas na hora da limpeza e organização. Por isso, a maioria de nós se divide entre ter uma casa acarpetada ou com piso de cerâmica.
Se você se encontra nesse dilema, em seguida contamos as vantagens e as desvantagens dessas duas opções, para que você possa escolher com base em argumentos que melhor se adequem às suas expectativas, gostos e necessidades.
1. Prós
– Mantém os espaços quentes, acolhedores e elegantes.
– Existe uma ampla gama de possibilidades, estilos e cores, em fibras naturais e sintéticas.
– Excelente relação custo-benefício.
– Em ambientes acarpetados há menos partículas suspensas de poeira no ar, já que a fibra as retêm até que sejam aspiradas.
– As superfícies acarpetadas são mais seguras, já que são antiderrapantes por natureza.
2. Contras
– Os tapetes são difíceis de manter e limpar. Normalmente é necessário o apoio profissional para este trabalho, que pode ser um pouco caro.
– Eles necessitam de um cuidado maior no dia a dia para evitar a sua degradação prematura. Muitas famílias optam por deixar os sapatos na entrada da casa e andar de meias ou chinelos especiais.
– Desbotam com o tempo e começam a aparecer manchas mais claras ou mais escuras, dependendo da disposição dos móveis ou de como é a entrada de luz solar na casa.
– Podem ficar impregnados de aromas que depois são difíceis de remover: gordura, comida, fumaça, cigarro etc.
3. Pisos: Prós
– Os pisos contam com uma variedade imensa de estilos para todos os gostos.
– Sua manutenção é muito simples. É tão fácil que basta limpar o chão uma vez por dia com Ajax, da sua fragrância preferida, para que permaneça limpo e bonito.
– Pisos duram para toda a vida. São resistentes à água, ao sol e às brincadeiras das crianças.
– São reparados facilmente. Se quebrarem ou se deteriorarem, as partes avariadas podem ser substituídas com facilidade, sem que custe muito.
4. Pisos: Contras
– Não são a opção mais econômica. Mas hoje existem muitas variedades e preços. Normalmente custam muito mais do que as outras alternativas.
– Sua instalação requer profissionais e leva tempo e dedicação consideráveis.
– Os pisos duros tendem a ser mais inseguros (acidentes por escorregamento) e irritantes para os pés, na hora de ficar muito tempo de pé ou caminhando sobre eles.
– Não são tão quentes. Os pisos são frios por natureza, por isso é mais difícil que os ambientes sejam mantidos a uma temperatura morna e acolhedora.
– São mais barulhentos. Ao contrário do tapete, os pisos causam diferentes sons ao caminhar, que podem ser irritantes para os que vivem na casa e até para alguns vizinhos exigentes.